A mais recente colaboração de Fortnite, que uniria o popular jogo da Epic Games à imensa franquia de bruxaria Harry Potter, foi alvo de um vazamento antes mesmo de seu anúncio oficial. Embora vazamentos sejam relativamente comuns para um dos maiores sucessos de bilheteria da Epic Games, a conta interna “Fortnite Underground” afirmou ter tido intenções mais elevadas para a “revelação” antecipada desta vez. (via: thegamer)
O motivo principal, segundo a conta, reside nas posições controversas da criadora de Harry Potter, J.K. Rowling, sobre questões de gênero. Em uma declaração, a Fortnite Underground explicou: “No ano passado, a criadora de Harry Potter, J.K. Rowling, alegou que Imane Khelif, uma boxeadora, na verdade, nasceu como um homem.” A conta enfatizou que essa afirmação não era verídica. “Tem havido um sentimento em torno dessa colaboração que diz algo como ‘você pode separar a arte do artista’, mas isso é um pedido significativamente mais difícil quando o artista está usando seus royalties para financiar processos e legislações que intencionalmente prejudicam a qualidade de vida de pessoas transgênero em todo o mundo”, detalhou a Fortnite Underground.
Evidenciando essas ações, o jornal Scottish Daily Express noticiou em 2024 que Rowling doou £70.000 (setenta mil libras esterlinas) ao grupo anti-trans “For Women Scotland”. A doação ocorreu após o grupo tentar, sem sucesso, contestar a lei de 2018 que legalmente reconhece mulheres trans como mulheres.
A Fortnite Underground também destacou que, historicamente, Fortnite tem sido um defensor de vozes marginalizadas nos jogos e tem se posicionado contra as “injustiças contínuas na sociedade”. Como exemplos, a conta lembrou o adiamento do Capítulo 2 Temporada 3 em respeito a George Floyd e a realização de um evento “March Through Time” dedicado a Martin Luther King Jr. No entanto, segundo a Underground, essas mensagens fortes ficaram em segundo plano neste ano.
“Não houve evento Rainbow Royale”, continuou a Fortnite Underground, “nem quaisquer outros esforços de ativismo em Fortnite.” A conta sugere que, assim como muitas empresas, a Epic Games parece estar recuando nesses esforços devido ao clima político nos Estados Unidos. Além disso, possivelmente como resultado da pressão de investidores, a Epic Games teria recentemente relaxado suas restrições sobre o que adicionaria a Fortnite. No mês anterior ao vazamento, foram vistas skins promovendo a plataforma Kick, e, no início do ano, uma grande colaboração com o controverso streamer Kai Cenat. E agora, a colaboração com Harry Potter, que completa essa lista de decisões questionáveis para a Fortnite Underground.
Insatisfeita com a direção que Fortnite tem tomado em meio à turbulência política no Ocidente, a Fortnite Underground afirmou ter se sentido impelida a vazar a colaboração com Harry Potter, temendo que isso apenas continuaria a encher os já transbordantes cofres de J.K. Rowling. Em 2020, o ator Daniel Radcliffe, que interpretou Harry Potter nos cinemas, publicou uma carta em conjunto com o The Trevor Project, manifestando-se contra os comentários de Rowling e pedindo desculpas aos fãs.
“A maioria das pessoas não vai se importar”, disse a Fortnite Underground. “Essas skins provavelmente venderão muito bem, a maioria das pessoas ficará feliz em ver uma de suas franquias de infância favoritas chegar ao jogo, e a Epic Games e J.K. Rowling farão muito dinheiro. Mas eu não estou ok com isso, e espero que você também não esteja. Então, por que [eu revelei] Harry Potter vindo para Fortnite? Eu queria estragar a surpresa para que menos pessoas comprassem.”
Embora muitos apoiem a Fortnite Underground por chamar a atenção para as controvérsias de J.K. Rowling e o que significa apoiar a franquia Harry Potter, outros criticaram a ação por dar qualquer tipo de atenção à série. Argumentam que os vazamentos não prejudicarão as vendas, mas atuarão como mais uma etapa da máquina de marketing. “Vazamentos empolgam as pessoas”, respondeu outro insider, Forsaken. “Se for o caso, não vazar nada seria melhor.”
Independentemente do debate sobre a eficácia dos vazamentos, muitos celebram a intenção da postagem da Fortnite Underground e o foco nos problemas levantados, como o popular defensor LGBTQ+ e usuário do Twitter Miffy, que simplesmente adicionou: “Não financie o ódio dela.” O episódio ressalta a tensão crescente entre o apelo comercial de grandes franquias e as considerações éticas de seus consumidores e criadores.



