A mais recente edição do The Game Awards trouxe uma confirmação significativa para os fãs da aclamada franquia de horror de sobrevivência: Leon S. Kennedy retornará como o segundo protagonista jogável em Resident Evil Requiem. Embora o personagem exiba agora uma aparência mais madura, a repercussão nas redes sociais, especialmente entre os entusiastas japoneses, tem sido de grande entusiasmo, elogiando o visual sofisticado e envelhecido do agente. (via: ign)
コメントで教えてもらったけど
レオン..感染してるのかい?…#バイオハザードレクイエム pic.twitter.com/6GY05WqofY— それいけジェットでやってみよう! (@neko_sougo) December 12, 2025
Previsto para um lançamento multiplataforma em 27 de fevereiro de 2026, Resident Evil Requiem marca o nono título principal na série da Capcom. O jogo introduzirá Grace Ashcroft, uma nova personagem central, que atua como analista do FBI. Grace estará investigando uma série de mortes misteriosas que, aparentemente, estão ligadas a Victor Gideon, um ex-pesquisador da Umbrella Corporation. Enquanto as seções do jogo dedicadas a Grace prometem uma experiência mais alinhada ao survival horror tradicional, o trailer divulgado ofereceu um vislumbre da jogabilidade de Leon, que será mais orientada para a ação e o combate direto contra zumbis, inclusive com o uso de uma motosserra.
レオンおじさん…せめて老後は幸せに暮らして欲しい… https://t.co/EzsvnVHp54
— 神谷英樹🍀 Hideki Kamiya🍀 (@HidekiKamiya_X) December 12, 2025
Em uma entrevista recente ao portal Denfaminicogamer, o diretor do jogo, Akifumi Nakanishi, detalhou as diferenças entre os estilos de jogo dos protagonistas. “O estilo de Grace se baseia em Resident Evil 2, enquanto o de Leon tem suas raízes em Resident Evil 4”, explicou Nakanishi, traçando um paralelo com títulos anteriores da série.
Apesar de Leon S. Kennedy sempre ter sido um favorito dos fãs, sua encarnação de meia-idade em Resident Evil Requiem tem gerado uma onda particular de admiração. Usuários japoneses da plataforma X, por exemplo, não pouparam elogios à sua aparência, carinhosamente apelidando-o de “ikeoji” – um termo que se refere a um homem mais velho, charmoso e atraente. “Leon está gradualmente se tornando um ‘tio gato'”, comentou um usuário, refletindo o sentimento geral. Outro, ao compartilhar capturas de tela, observou: “Leon está envelhecendo de uma forma muito legal”. Um terceiro resumiu o sentimento de muitos: “O Leon de Resident Evil 9 é muito charmoso. Ele terá 49 anos em 2026? Ele é tão elegante.”
A nova imagem de Leon também inspirou artistas e fãs a criar diversas ilustrações. “Leon no novo trailer de Resi 9 está simplesmente espetacular”, disse um usuário, acompanhando a postagem com sua arte. Outro fã expressou seu entusiasmo: “Ele está envelhecendo de uma maneira tão maravilhosa, mantendo sua ‘coolness’. Mal posso esperar para conhecer este Leon.” Houve até comparações, como a de um comentarista que disse: “Ele está se transformando em um homem mais velho atraente, como Keanu Reeves!”.
Contudo, alguns espectadores mais atentos do trailer notaram o que parece ser uma erupção cutânea no pescoço de Leon, levantando preocupações sobre uma possível infecção. Embora a maioria celebre o visual do agente em sua fase madura, há quem questione se ele ainda deveria estar enfrentando mutantes em sua idade. “Eu amo o Leon, mas eles deveriam deixá-lo descansar”, manifestou um internauta. Na mesma entrevista ao Denfaminicogamer, o diretor de Resident Evil Requiem revelou que Leon carrega um “grande segredo” que terá implicações significativas na trama, embora tenha preferido manter os detalhes em sigilo.
A discussão sobre o envelhecimento de personagens icônicos não se limitou aos fãs. O lendário desenvolvedor japonês de jogos, Hideki Kamiya, também expressou sua opinião sobre a nova aparência de Leon e como alguns dos adorados personagens da Capcom estão ficando mais velhos. “Tio Leon, no mínimo, gostaria que você vivesse feliz em sua velhice”, comentou Kamiya, compartilhando um vídeo que mostrava o rosto de Leon envelhecendo ao longo do tempo. Em resposta, um usuário escreveu que, embora aceitasse o envelhecimento dos personagens de jogos, esperava que os protagonistas de Resident Evil e Devil May Cry pudessem ter o final feliz que merecem. Kamiya, então, ponderou: “Mesmo que Dante se tornasse feliz, ele não seria sempre pobre?”.
Os desenvolvedores de Resident Evil Requiem já adiantaram que a alternância entre Grace e Leon será como “pular em um banho frio depois de uma sauna quente”, ilustrando o contraste acentuado entre a tensão do survival horror furtivo e a ação sem rodeios de Leon. Segundo o diretor Akifumi Nakanishi, a divisão entre a novata Grace e o popular Leon será quase igual. “Embora ele seja um personagem que carrega muito em seus ombros, tivemos muito cuidado em refiná-lo para que se tornasse um ‘ikeoji'”, concluiu Nakanishi, expressando satisfação com a recepção do público: “As reações ao trailer nesse aspecto nos deixaram muito felizes”.



