A Capcom, renomada gigante japonesa do setor de videogames, estabeleceu um plano estratégico ambicioso para elevar algumas de suas franquias icônicas ao patamar de “propriedades intelectuais (IPs) principais”. O objetivo é que títulos como Mega Man, Devil May Cry e Ace Attorney atinjam a mesma relevância e volume de vendas de suas séries mais populares. Essa estratégia foi detalhada por Haruhiro Tsujimoto, presidente e diretor de operações (COO) da Capcom, em um recente relatório corporativo de 86 páginas, que delineia as diretrizes de crescimento da companhia. (via: videogameschronicle)

No documento, Tsujimoto identificou Resident Evil, Monster Hunter e Street Fighter como as três maiores franquias da Capcom, descrevendo-as como as “IPs principais” da empresa. Ele salientou que, embora essas três séries sejam cruciais para alcançar a meta de longo prazo de 100 milhões de unidades de jogos vendidas por ano, a Capcom precisa desenvolver e expandir outras séries para complementar esse crescimento.
“Na Capcom, buscamos manter nosso indicador-chave de desempenho (KPI) de 10% ou mais de crescimento anual do lucro operacional, juntamente com nossa meta de longo prazo de 100 milhões de unidades de software vendidas anualmente”, afirmou Tsujimoto no relatório. Ele acrescentou: “Para aumentar nossas chances de sucesso, estamos trabalhando para resolver os desafios de negócios, questão por questão.”
Os esforços da empresa, segundo o COO, estão centrados nas IPs principais, como as franquias Resident Evil, Monster Hunter e Street Fighter. Para elas, a estratégia inclui o mapeamento de novas entradas nas séries principais, sequências, remakes, novas propriedades intelectuais e a portabilidade de conteúdo para o hardware mais recente. A Capcom consistentemente lança de dois a três grandes títulos novos a cada ano, mas reconhece a necessidade de ampliar seu portfólio de lançamentos futuros.
Para expandir esse portfólio, Tsujimoto explicou que a Capcom está direcionando seu foco para outras séries notáveis em seu catálogo. O plano é aumentar a base de jogadores dessas franquias a ponto de elas também serem consideradas IPs principais. “A Capcom possui uma riqueza de marcas globalmente populares, como Mega Man, Devil May Cry e Ace Attorney”, disse Tsujimoto. “Nosso objetivo é expandir nossa base de usuários e melhorar nosso desempenho por meio de novos lançamentos, remakes e portabilidade de títulos dessas séries para novo hardware. Ao aprimorar o poder da marca e cultivar bases de fãs leais, as transformaremos em IPs principais.”
A empresa ressalta que o desenvolvimento desse conteúdo está a cargo de seus criadores internos, considerados de classe mundial. Nos últimos três anos, o fortalecimento do capital humano tem sido uma prioridade de gestão. Para tanto, a Capcom tem investido no treinamento e recrutamento de pessoal para expandir sua estrutura de desenvolvimento.
Adicionalmente, a infraestrutura da companhia está sendo aprimorada. Anteriormente, a Capcom havia consolidado seu desenvolvimento de jogos em Osaka para promover a eficiência. No entanto, para fortalecer ainda mais essa estrutura, a empresa está construindo uma nova instalação de desenvolvimento ao lado de sua sede, com conclusão prevista para 2027. A aquisição de terrenos próximos também foi realizada, com planos de expansão futura em mente.
Para contextualizar a diferença entre as franquias, o relatório apresenta os números de vendas cumulativas. A série Resident Evil lidera as vendas da Capcom, com aproximadamente 170 milhões de unidades comercializadas desde o lançamento do primeiro jogo em 1996. Em seguida, Monster Hunter registra 120 milhões de unidades vendidas desde 2004, e Street Fighter acumula 56 milhões de unidades desde 1987.
Em comparação, a série Mega Man vendeu 43 milhões de unidades desde 1987. Devil May Cry, por sua vez, atingiu 33 milhões de unidades desde 2001, e Ace Attorney, com um total de 13 milhões de unidades, também teve seu primeiro lançamento em 2001. A estratégia da Capcom visa, portanto, reduzir essa diferença e garantir um futuro de crescimento sustentável e diversificado para seu portfólio de jogos.



