A tentativa de MindsEye de atrair novos jogadores, mesmo oferecendo uma versão gratuita de seu conteúdo, não conseguiu reverter o cenário desafiador que o game enfrenta desde seu lançamento. Lançado recentemente, um pacote inicial gratuito, concebido para convencer o público a adquirir a versão completa do jogo, tem apresentado números de engajamento extremamente baixos na plataforma Steam. (via: thegamer)
O “starter pack” de MindsEye, disponibilizado na semana passada em todas as plataformas onde o jogo completo está acessível, apresenta uma porção considerável do conteúdo original. A expectativa dos desenvolvedores era que, após experimentar essa amostra gratuita, os jogadores se sentiriam motivados a investir na experiência completa. Contudo, os dados disponíveis indicam que esse objetivo não está sendo alcançado.
Com base em estatísticas monitoradas pelo SteamDB, que abrangem apenas a plataforma Steam, o desempenho do pacote inicial não é promissor. Seis dias após sua liberação, o “starter pack” de MindsEye não superou a marca de 32 jogadores simultâneos em nenhum momento. Esse pico modesto foi registrado em 30 de novembro. No momento da apuração original dos dados, apenas quatro pessoas estavam ativamente jogando essa versão gratuita.
A análise desses números sugere que a estratégia de oferta gratuita não impulsionou o interesse pelo jogo como um todo. Mesmo sob uma perspectiva otimista, que pudesse imaginar jogadores satisfeitos o suficiente para migrarem imediatamente para a versão paga, a realidade não confirma essa hipótese. O pacote inicial gratuito não resultou em um influxo de novos jogadores para MindsEye, que continua a oscilar entre 30 e 40 jogadores simultâneos na Steam para sua versão completa.
É relevante notar que MindsEye atingiu 40 jogadores simultâneos pela primeira vez desde julho no final de novembro. No entanto, esse discreto aumento não pode ser atribuído ao lançamento do pacote inicial. O jogo alcançou a marca de 40 jogadores em 25 de novembro, três dias antes da disponibilização da versão gratuita. Esse pico foi, na verdade, provavelmente impulsionado por um corte de preço de 50% aplicado ao jogo em antecipação à “Black Friday”.
Independentemente de ser oferecido com desconto, pela metade do preço ou até mesmo de forma gratuita, parece que MindsEye continua a ter dificuldades em atrair uma base de jogadores sólida, um problema que remonta ao seu lançamento desastroso. Considerado um dos jogos com as piores avaliações de 2025 e um emaranhado de bugs em sua estreia, o título tem enfrentado um caminho árduo. Ainda que alguns pudessem ter acalentado a esperança de ver uma reviravolta, inspirada em casos de jogos que se recuperaram após lançamentos problemáticos – como o ocorrido com Cyberpunk 2077 –, as atualizações sobre o desempenho de MindsEye tornam essa possibilidade cada vez mais remota.
Apesar do desinteresse quase generalizado por parte do público e de questões internas significativas, incluindo acusações de desenvolvedores sobre excesso de trabalho por parte do estúdio, ainda existem tentativas de transformar MindsEye em um projeto duradouro. O jogo, segundo informações, está programado para evoluir para “Arcadia”, uma plataforma sandbox onde os usuários poderão criar seus próprios conteúdos. Essa descrição remete fortemente a “Everywhere”, outro projeto de sandbox de criação de conteúdo que MindsEye supostamente integraria e sobre o qual não há notícias há um longo período.
O futuro de MindsEye, ou Arcadia, permanece incerto, com os desafios de engajamento do público e as questões de desenvolvimento se mantendo como obstáculos significativos para sua consolidação no mercado.




