A Capcom, desenvolvedora do aclamado jogo “Monster Hunter Wilds”, anunciou a chegada da Title Update 4 para o dia 16 de dezembro, focada em resolver diversas questões de estabilidade e desempenho que têm afetado a experiência dos jogadores. A atualização é parte de um compromisso mais amplo da empresa em aprimorar o título, detalhando as mudanças que estão por vir e seus respectivos prazos, incluindo melhorias para CPU/GPU, redução da carga de processamento e otimização de processos específicos para PC, além da adição de novas opções e predefinições. (via: ign)
Este compromisso da Capcom surge em um cenário onde, apesar das vendas expressivas de “Monster Hunter Wilds”, especialmente na plataforma PC, a recepção inicial do jogo no Steam foi classificada como “Mista”. Desde o lançamento, a insatisfação dos jogadores com o estado do game persistiu, mesmo com a introdução de novos conteúdos e temporadas. A situação chegou a um ponto crítico, com alguns fãs extrapolando os limites e assediando membros da equipe da Capcom. O diretor Yuya Tokuda havia se comprometido anteriormente com a estabilidade e melhorias, e as ações anunciadas agora refletem essa promessa.
A Title Update 4, que será gratuita, promete trazer “uma série de melhorias de desempenho em todas as plataformas”, abrangendo PlayStation 5, Xbox Series e PC (Steam). As otimizações se concentrarão em aspectos como o desempenho de CPU e GPU, além de uma significativa redução da carga de processamento, englobando “mais de 100 melhorias internas, entre outras”.
Detalhes específicos da atualização de dezembro incluem otimização de CPU/GPU em todas as plataformas e aprimoramentos no processamento. O tempo de processamento será otimizado através da distribuição da carga em diferentes quadros para elementos que demandam maior exigência, como jogadores, monstros e interfaces gráficas. Além disso, a atualização visa reduzir a carga de processamento por meio de uma revisão e simplificação abrangente de vários processos, diminuindo, por exemplo, o número de efeitos simultââneos e aprimorando a detecção de colisão para os companheiros Palico e Seikret. Outras melhorias gerais, como a otimização e redução do uso de memória, também serão implementadas.
A Capcom planeja dar continuidade a esses esforços em janeiro de 2026, com um patch exclusivo para a versão de PC (Steam). Esta atualização se concentrará na otimização de processos específicos para PC, introduzindo novas opções e predefinições para diminuir a carga de processamento. Serão adicionadas novas configurações gráficas e de CPU, bem como novos predefinições, oferecendo alternativas adicionais aos jogadores para reduzir a exigência de processamento. O patch de janeiro também buscará aprimorar o processo de compilação de shaders, o que deve mitigar travamentos e engasgos (stuttering), otimizar o uso de VRAM e melhorar os pacotes de texturas de alta resolução, aumentando a velocidade de carregamento (streaming) das texturas.
Ainda em 2026, mais precisamente em fevereiro, a versão 1.041 trará otimizações adicionais. Dentre elas, destacam-se a adição de níveis de qualidade de detalhes (LOD – Level-of-Details) para a malha de polígonos dos modelos 3D, visando reduzir a carga de processamento da GPU. A equipe de desenvolvimento também informou que está reexaminando processos relacionados à memória para identificar outras potenciais melhorias.
Recentemente, durante o PlayStation Partner Awards 2025 Japan Asia, realizado em Tóquio, “Monster Hunter Wilds” foi duplamente reconhecido, recebendo o Grand Award e o User’s Choice Award. Em uma entrevista concedida antes da cerimônia, Ryozo Tsujimoto, produtor do jogo, e Yuya Tokuda, diretor, abordaram as críticas levantadas pela comunidade de jogadores. Tokuda admitiu: “Imediatamente após o lançamento, pedimos desculpas pelo inconveniente causado pelo volume de conteúdo e pelo nível de dificuldade.” Ele expressou, no entanto, a satisfação em receber diversos prêmios, incluindo o User’s Choice. “Gostaríamos de agradecer a todos os jogadores que nos deram suas opiniões e palavras de apoio, mesmo nesta situação”, disse Tokuda, ressaltando que “a equipe de desenvolvimento conseguiu transformar o feedback de todos em um trunfo e trabalhar na atualização com toda a nossa força, e acredito que o resultado também foi a razão pela qual os jogadores votaram em nós.”
A Capcom reforça seu comprometimento em transformar “Monster Hunter Wilds” em uma excelente experiência para todos os jogadores, agradecendo a paciência e o apoio contínuo da comunidade.


