A indústria global de videogames lamenta a perda de Vince Zampella, co-criador da aclamada franquia Call of Duty e uma figura lendária no desenvolvimento de jogos. Zampella faleceu em decorrência de um acidente de carro. (via: eurogamer)
A carreira de Zampella foi marcada por uma trajetória inovadora e de grande impacto no cenário dos videogames. Ele é amplamente reconhecido por ter co-fundado a franquia Call of Duty, um dos maiores sucessos da história dos jogos de tiro em primeira pessoa. Posteriormente, Zampella fundaria a Respawn Entertainment, estúdio responsável por títulos queridos e aclamados pela crítica, como Titanfall e Apex Legends. Mais recentemente, ele liderou o desenvolvimento de Battlefield 6, um jogo que gerou grande repercussão no gênero FPS no último ano. Sua visão e liderança foram cruciais para a criação de experiências que cativaram milhões de jogadores em todo o mundo.
De acordo com um relatório da emissora NBC4, Vince Zampella e um passageiro morreram após o veículo em que estavam colidir com uma barreira de concreto ao sair de um túnel nas montanhas de San Gabriel, em Los Angeles. O impacto resultou em um incêndio. Segundo a reportagem, o passageiro, que foi ejetado do carro durante a colisão, faleceu posteriormente no hospital. Zampella, por sua vez, morreu no local do acidente.
Após a divulgação da notícia de seu falecimento, diversos profissionais da indústria de videogames vieram a público para prestar suas homenagens e elogiar o legado de Zampella. A comoção foi ampla, com muitos destacando não apenas suas conquistas profissionais, mas também suas qualidades pessoais.
Stig Asmussen, ex-diretor de jogos da série Star Wars Jedi na Respawn, compartilhou sua despedida em uma publicação no LinkedIn. Asmussen expressou sua tristeza, escrevendo: “Verdadeiramente entristecido hoje. Ainda estou processando, como muitos de nós. Vince era meu amigo, e ele me tornou uma pessoa melhor.” A homenagem ressaltou o impacto pessoal que Zampella teve na vida de seus colegas.
Daniel Suarez, vice-presidente sênior da Respawn Entertainment, também se manifestou sobre a perda. Em sua declaração, Suarez afirmou: “A indústria perdeu um Titã e uma Lenda. Descanse em paz, Vince Zampella. Serei para sempre grato pelos jogos que você ajudou a criar, pela oportunidade que me deu na Respawn, e pela amizade e risadas que compartilhamos ao longo dos anos. Palavras não podem expressar o quanto você fará falta.”
A própria Respawn Entertainment divulgou um comunicado oficial nas redes sociais, expressando seu profundo pesar pela perda de seu fundador. A empresa declarou: “Estamos com o coração partido pela partida de nosso fundador e querido amigo Vince Zampella. Vince foi um titã e uma lenda desta indústria, um líder visionário e uma força que moldou equipes e jogos como Call of Duty, Titanfall, Apex Legends, a série Star Wars Jedi e Battlefield para nossa comunidade de maneiras que serão sentidas por gerações.” O comunicado continuou, sublinhando a amplitude de sua influência: “Seu impacto alcançou muito além de qualquer jogo ou estúdio. Lembraremos de Vince por como ele se apresentava todos os dias, confiando em suas equipes, encorajando ideias ousadas e acreditando na Respawn e em Battlefield. Mais importante, ele defendeu o que acreditava ser certo para as pessoas por trás desses estúdios e para nossos jogadores, porque isso importava. Sentiremos muito a falta dele. Nossos corações estão com sua família, amigos e todos que o amavam.”
A Electronic Arts (EA), editora de muitos dos jogos nos quais Zampella trabalhou, também prestou homenagem ao desenvolvedor em um comunicado fornecido ao site Kotaku. A empresa destacou a imensidão da perda: “Esta é uma perda inimaginável, e nossos corações estão com a família de Vince, seus entes queridos e todos aqueles tocados por seu trabalho. A influência de Vince na indústria de videogames foi profunda e de longo alcance. Amigo, colega, líder e criador visionário, seu trabalho ajudou a moldar o entretenimento interativo moderno e inspirou milhões de jogadores e desenvolvedores em todo o mundo. Seu legado continuará a moldar como os jogos são feitos e como os jogadores se conectam por gerações vindouras.”



