Onimusha: Musashi Miyamoto foi uma grande jogada da Capcom

Onimusha: Musashi Miyamoto foi uma grande jogada da Capcom

A aclamada franquia de jogos “Onimusha” está prestes a ressurgir com o altamente antecipado “Onimusha: Way of the Sword”, um título que promete reacender o entusiasmo dos fãs e atrair novos jogadores após um longo período de inatividade. A escolha de Musashi Miyamoto, o lendário samurai e espadachim reconhecido por sua incomparável habilidade com a espada e sua profunda filosofia marcial, como protagonista, tem sido um dos pontos mais comentados e celebrados entre a comunidade de jogadores e entusiastas da história japonesa. Contudo, essa decisão, que catapultou a figura de Musashi para o centro do palco do novo game, não fazia parte dos planos originais da Capcom, a renomada desenvolvedora por trás do projeto. A mudança estratégica, revelada recentemente, foi impulsionada por uma visão de alcance global para o game. (via: thegamer)

Onimusha Way Of The Sword Musashi Fighting Ganryu

Akihito Kadowaki, produtor de “Onimusha: Way of the Sword”, detalhou a motivação por trás dessa significativa alteração. Durante um evento de imprensa com a presença do diretor Satoru Nihei e da equipe do portal de notícias Automaton, Kadowaki explicou que a concepção inicial do jogo previa um protagonista menos específico, descrito como um “samurai sem nome”. No entanto, a ambição da Capcom de expandir o alcance da franquia para o mercado global levou a uma reavaliação profunda. “Nosso objetivo era expandir para o mercado global, e queríamos tornar as partes mais atraentes do jogo mais fáceis de transmitir e compreendidas por um público vasto”, afirmou Kadowaki. Essa necessidade de um protagonista com reconhecimento internacional e uma ressonância cultural imediata guiou a equipe para a escolha de Miyamoto, buscando assegurar que a narrativa e a essência do game pudessem capturar a atenção de jogadores em todo o mundo desde o primeiro contato.

A figura de Musashi Miyamoto transcende as fronteiras do Japão, sendo reverenciada como um ícone cultural cuja influência se estende por diversas partes do globo. Sua história de vida, seus feitos marciais lendários e sua profunda reflexão filosófica sobre o caminho da espada foram imortalizados em uma vasta gama de obras em diferentes mídias. Ele é o personagem central de um romance japonês célebre, “Musashi”, de Eiji Yoshikawa, que vendeu milhões de cópias e introduziu o samurai a inúmeras gerações. Além disso, Miyamoto ganhou vida na tela em uma espetacular trilogia cinematográfica, “Samurai”, aclamada pela crítica, na qual foi brilhantemente interpretado pelo renomado ator Toshiro Mifune. Mais recentemente, sua influência pôde ser vislumbrada em clássicos cult da Square Enix, que, embora não o retratem diretamente, fazem uma clara e intencional referência ao seu nome e legado, solidificando sua posição na cultura pop mundial. A familiaridade generalizada com Musashi Miyamoto entre entusiastas da cultura japonesa, praticantes de artes marciais e admiradores da história mundial foi, sem dúvida, um fator determinante na decisão da Capcom.

Kadowaki enfatizou o apelo global intrínseco do samurai: “Nós o reconhecemos como uma figura extremamente popular. Ele aparece como personagem em inúmeras obras de ficção eminentes, e o ‘Livro dos Cinco Anéis’, que ele escreveu, foi traduzido e é lido no exterior. Qualquer pessoa com um mínimo de interesse na cultura e história japonesa ouviu o nome Musashi Miyamoto pelo menos uma vez”, declarou o produtor, ressaltando o impacto duradouro do personagem. A equipe de desenvolvimento da Capcom esperava que, ao ter o lendário samurai como protagonista, o título pudesse se tornar instantaneamente mais acessível e convidativo para novos jogadores fora do Japão, facilitando uma conexão mais profunda com a rica história e o universo do jogo. A estratégia visa superar barreiras culturais e linguísticas, utilizando um nome que por si só evoca imagens de destreza, honra e uma profunda jornada de autodescoberta.

Para além da escolha do personagem em si, a Capcom dedicou atenção meticulosa à sua representação visual, buscando capturar a essência da lenda. A equipe de produção buscou e obteve a aprovação do espólio de Toshiro Mifune, o lendário e icônico ator japonês, para modelar o herói de “Onimusha: Way of the Sword” com base em sua semelhança. Mifune, que interpretou Musashi Miyamoto em filmes memoráveis e se tornou sinônimo do papel para muitos espectadores, já havia emprestado sua imagem para a adaptação em anime de “Onimusha” anteriormente, estabelecendo uma conexão prévia e significativa entre o ator e a franquia. Essa homenagem não apenas presta tributo a um dos maiores talentos do cinema japonês, mas também reforça a ponte entre a história real, as adaptações cinematográficas reverenciadas e o universo dos videogames, buscando oferecer uma experiência autêntica, visualmente impactante e profundamente reverente aos fãs.

Ofertas

1