Naughty Dog já faz crunch em Intergalactic The Heretic Prophet

Naughty Dog já faz crunch em Intergalactic The Heretic Prophet

Um recente relatório vindo da indústria de jogos eletrônicos reacendeu discussões sobre as condições de trabalho na Naughty Dog, um dos estúdios mais prestigiados da Sony PlayStation. Conhecido por desenvolver títulos aclamados como Uncharted e The Last of Us, o estúdio agora enfrenta críticas relativas à prática de “crunch”, um termo utilizado para descrever períodos de trabalho excessivo e obrigatório. Nestas situações, desenvolvedores e outros membros da equipe são submetidos a longas jornadas de horas extras para garantir que um jogo seja finalizado e lançado dentro do prazo estabelecido. A preocupação é particularmente notável porque o jogo em questão, Intergalactic: The Heretic Prophet, uma nova propriedade intelectual do estúdio, não tem lançamento previsto antes de 2027. (via: gamerant)

NEW: For the last seven weeks, Naughty Dog has enacted mandatory overtime for staff to finish an internal demo of their next game, Intergalactic. The game won’t be out until 2027, leaving some staff wondering: If they’re crunching now, what will next year be like? www.bloomberg.com/news/article…
Jason Schreier (@jasonschreier.bsky.social) 2025-12-18T19:21:36.348Z

O título, um dos mais aguardados pela comunidade gamer, teve apenas um vislumbre revelado por meio de seu trailer inicial. Embora os fãs esperassem por mais novidades durante a cerimônia do The Game Awards de 2025, Intergalactic: The Heretic Prophet não esteve presente no evento, deixando o público ainda à espera de novas informações sobre o projeto. Contudo, as notícias mais recentes, divulgadas pelo renomado repórter Jason Schreier, especializado na indústria de jogos, pintam um cenário de preocupação nos bastidores do estúdio.

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Schreier, uma das vozes mais influentes e bem informadas no jornalismo de games, trouxe à tona que a Naughty Dog implementou um regime de horas extras obrigatórias para sua equipe de desenvolvimento. O objetivo principal era concluir uma demonstração interna do jogo Intergalactic: The Heretic Prophet. Este período de “crunch” estaria em vigor há aproximadamente sete semanas, um tempo considerado alarmante para um projeto que ainda se encontra em estágios iniciais de desenvolvimento. O jornalista revelou que o título já havia perdido vários prazos internos, e a medida de intensificar a produção foi tomada como resposta. Os funcionários foram solicitados a trabalhar oito horas extras ou mais por semana, com o registro desse tempo em uma planilha interna da empresa.

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Fontes próximas à situação, embora Sony e Naughty Dog tenham optado por não comentar a reportagem, indicaram que os funcionários não deveriam exceder 60 horas de trabalho semanais. Adicionalmente, foi exigido que a equipe estivesse presente no escritório por cinco dias úteis, em vez dos três dias habituais praticados anteriormente. Esse aumento na carga de trabalho foi impulsionado, em grande parte, por uma revisão programada com a Sony. Após a finalização da demonstração interna, o período de horas extras compulsórias foi encerrado para a maioria dos membros da equipe. Contudo, Schreier pontua que esta foi a primeira vez em um bom tempo que um regime de horas extras obrigatórias foi instituído de forma abrangente em toda a empresa.

Naughty Dog new game third-person action

A notícia é particularmente surpreendente pelo estágio atual de Intergalactic: The Heretic Prophet. Geralmente, a prática de “crunch” é observada nos estágios finais do ciclo de desenvolvimento de um jogo, quando a equipe se esforça para cumprir uma data de lançamento específica. Considerando que Intergalactic: The Heretic Prophet ainda não tem uma data de lançamento definida e está a anos de distância de sua conclusão, há uma crescente preocupação de que, se essas exigências de trabalho excessivo já estão ocorrendo agora, a situação possa se agravar ainda mais nos próximos anos de produção.

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A Naughty Dog, infelizmente, possui um histórico conhecido de “crunch”. Relatos anteriores indicaram um impacto significativo nos funcionários, com casos de esgotamento e rotatividade de pessoal após o lançamento de The Last of Us Part 2. Para tentar mitigar esses problemas de desenvolvimento e reduzir a necessidade de horas extras exaustivas, o estúdio chegou a contratar uma série de produtores. No entanto, segundo fontes internas, muitos desses profissionais já deixaram a empresa, levantando dúvidas sobre a eficácia das medidas adotadas para melhorar o ambiente de trabalho.

Jason Schreier é amplamente reconhecido no setor por sua capacidade de obter informações privilegiadas e insights sobre os bastidores da indústria, frequentemente revelando detalhes que não seriam divulgados publicamente. Embora suas reportagens sejam valorizadas pelos fãs, elas ocasionalmente geram atrito com as empresas e profissionais que prefeririam manter certas informações em sigilo. Um exemplo de sua influência ocorreu durante o The Game Awards de 2025, quando o jogo Star Wars: Fate of the Old Republic, sob a liderança de Casey Hudson no Arcanaut Studios, foi anunciado. Schreier, em seguida, relatou que o lançamento do título não ocorreria antes de 2030 ou até mais tarde, antecipando uma possível frustração. Em resposta, Hudson se manifestou publicamente, indicando que o jogo seria lançado antes, afirmando não estar “ficando mais jovem”. Este episódio ilustra a capacidade de Schreier de pautar discussões e a atenção que suas informações recebem.

A situação na Naughty Dog, um estúdio de tanto renome, serve como um lembrete contundente dos desafios persistentes na cultura de trabalho da indústria de jogos. A paixão pela criação de grandes títulos frequentemente colide com a pressão por prazos e a busca por excelência, resultando em condições de trabalho que afetam diretamente a saúde e o bem-estar dos desenvolvedores.

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