A Naughty Dog, renomado estúdio por trás de títulos aclamados como The Last of Us, está novamente sob os holofotes devido a relatos de uma cultura de trabalho marcada por jornadas exaustivas e horas extras obrigatórias. Segundo reportagem da Bloomberg, desenvolvedores do aguardado jogo Intergalactic: The Heretic Prophet para PlayStation 5 estão enfrentando sobrecarga para a conclusão de uma demo, apesar de o lançamento do título ainda estar a anos de distância. (via: kotaku)
A reportagem da Bloomberg detalha que as horas extras compulsórias teriam sido iniciadas em outubro. A partir desse período, a equipe passou a ter que trabalhar um mínimo de oito horas adicionais por semana, registrando-as em uma planilha interna do estúdio. Essa medida foi adotada na tentativa de realinhar a produção do jogo, que acumulou diversos prazos perdidos. Embora a direção da empresa tenha instruído que os desenvolvedores não excedam 60 horas de trabalho semanais, a exigência de oito horas extras mínimas já impõe uma carga significativa sobre os colaboradores.
Concomitantemente ao período de horas extras compulsórias, uma nova ordem de retorno presencial ao escritório foi implementada. Diferentemente da política anterior, que exigia a presença de três dias por semana, todos os funcionários foram obrigados a retornar ao estúdio em Santa Monica cinco dias por semana. Fontes ouvidas pela Bloomberg indicaram que essa mudança súbita teria forçado os colaboradores a buscar “arranjos alternativos de cuidados” para seus filhos e animais de estimação, demonstrando o impacto direto e imediato na vida pessoal dos membros da equipe.
A situação atual ecoa críticas anteriores à Naughty Dog, que há anos é alvo de denúncias sobre sua cultura de trabalho intenso. O desenvolvimento de The Last of Us Part II, lançado em 2020, foi particularmente notório nesse aspecto. No ano passado, um documentário sobre a produção do jogo abordou as questões de sobrecarga de trabalho, indicando uma suposta melhora nas condições. No entanto, os recentes acontecimentos em torno de Intergalactic: The Heretic Prophet parecem contradizer essa narrativa de aprimoramento.
Relatos anteriores apontavam que a Naughty Dog havia contratado uma nova equipe de produtores com o objetivo específico de aliviar os problemas de sobrecarga. Contudo, de acordo com a Bloomberg, vários desses profissionais já teriam deixado a empresa, levantando questionamentos sobre a eficácia das medidas implementadas para combater as jornadas exaustivas. Enquanto, em 2024, membros selecionados da equipe teriam trabalhado horas extras para finalizar o trailer de estreia de Intergalactic, a nova exigência de sobrecarga se estendeu à “maioria” dos funcionários, indicando uma amplitude maior do problema.
Em 2023, cerca de um ano antes do anúncio de Intergalactic no The Game Awards de 2024, a Naughty Dog já havia dispensado dezenas de contratados, um movimento que adiciona mais um capítulo ao histórico de gestão de pessoal do estúdio.
A direção da Naughty Dog teria informado aos trabalhadores que a política de retorno ao escritório voltaria à exigência de três dias presenciais a partir de janeiro. Uma comunicação mais detalhada sobre a rotina da empresa é esperada após o retorno da equipe do recesso de fim de ano.
O relato da Bloomberg conclui com um episódio que beira o irônico: a equipe teria recebido moedas de metal para comemorar o progresso do desenvolvimento do jogo. Gravada nas moedas, uma citação de Intergalactic dizia: “O sofrimento de gerações deve ser suportado para alcançar nosso fim divino”. Essa frase, no contexto das jornadas de trabalho exaustivas e da pressão por prazos, adquire um significado particularmente provocador para os desenvolvedores envolvidos na produção.



