Bethesda se pronuncia sobre polêmica em trilha sonora de DOOM Eternal

Declaração vem após acusações de compositor.2 min


Nesta quarta-feira (16), a Bethesda veio a público, por meio de um comunicado, falar sobre as denúncias que o compositor Mick Gordon, fez sobre o ambiente de trabalho de DOOM Eternal.

Entenda o caso

Na semana passada, Gordon havia exposto uma polêmica envolvendo a trilha sonora do jogo, que acabou sendo liberada com qualidade duvidosa, e um lançamento da trilha oficial tinha sido adiado. Ele revelou que esse problema teria se dado ao fato de que ele foi supostamente enganado pela desenvolvedora do jogo, a id Software, alegando que foi falsamente responsabilizado pelo diretor do estúdio, (Marty Stratton) pelo fracasso da trilha.

Stratton rebateu a acusação, dizendo que Gordon havia atrasado a entrega da trilha sonora, e depois entregou o trabalho incompleto, e com isso a Id teria tido que pedir para o designer de áudio compor o restante das faixas.

O comunicado da Bethesda

Agora a Bethesda quebrou o silêncio, dizendo que as acusações de Gordon, distorcem a realidade, “descaracterizando e deturpando a equipe da desenvolvedora, o desenvolvimento de DOOM Eternal, Marty Stratton e Chad Mossholder com um relato unilateral e injusto de um relacionamento profissional irreparável”.

No comunicado, a empresa também declara seu apoio a Stratton e Chad Mossholder (o designer de audio), dizendo que “rejeitam a distorção da verdade”. Confira a declaração completa:

A postagem recente de Mick Gordon descaracterizou e deturpou a equipe da id Software , o desenvolvimento de DOOM Eternal, Marty Stratton e Chad Mossholder com um relato unilateral e injusto de um relacionamento profissional irreparável.

Estamos cientes de todos os detalhes e da história deste assunto e apoiamos inequivocamente Marty, Chad e a equipe da id Software. Rejeitamos a distorção da verdade e a apresentação seletiva de “fatos” incompletos. Estamos prontos com evidências documentadas completas e completas para divulgar em um local apropriado, conforme necessário.

As declarações postadas online incitaram assédio e ameaças de violência contra Marty, Chad e a equipe da id Software. Quaisquer ameaças ou assédio direcionados aos membros de nossas equipes serão respondidos com ações rápidas e apropriadas para proteger sua saúde e segurança.

Continuamos incrivelmente orgulhosos das colaborações anteriores da id com Mick Gordon e pedimos que os fãs se abstenham de tirar conclusões com base em sua conta e, mais importante, de atacar qualquer um dos indivíduos mencionados em ambos os lados, incluindo Marty, Chad ou Mick.

DOOM Eternal foi lançado em 2020 para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, Google Stadia e PC.