Tentativa de aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft foi processada pela Federal Trade Commission (FTC), órgão regulador de proteção das relações de consumo nos EUA, para tantar barrar a compra.
O motivo da abertura do processo, foi revelado em nota publicada no site oficial do órgão, em que foi afirmado que para evitar prejuízos ao mercado, a livre concorrência teria sido respeitada.
A Comissão Federal de Comércio, diz que o bloqueio é de acordo com seus interesses, para prevenir estratégias que consigam suprimir concorrência. O órgão ainda citou as últimas aquisições da Microsoft, como no caso da ZeniMax Media, empresa-mãe da Bethesda, citando também a exclusividade de Redfall e Starfield, que teria sido para reter games de rivais. De acordo com Holly Vedova, diretora da FTC, a Microsoft já mostrou que vai reter conteúdo de rivais.
A Microsoft já mostrou que pode e irá reter o conteúdo de seus rivais de jogos.
Hoje nós buscamos impedir a Microsoft de tomar o controle sobre um estúdio independente de jogos que lidera o mercado e de usá-lo para prejudicar a concorrência em diversos mercados de games dinâmicos e de rápido crescimento
De acordo com eles, a efetivação da compra, faria com que a Microsoft tivesse tudo o que precisa para prejudicar a Sony Interactive Entertainment, tendo o controle total de preços de produtos da Activision, prejudicando a experiência de milhões de jogadores. Isso causaria danos a mais de 154 milhões de usuários em atividade.
O que vai acontecer?
A comissão diz que a situação da compra é de interesse público e que estaria violando a lei de competição em produtos digitais e de entretenimento.
Executivos da Activision dizem que irão recorrer à decisão (via Charlie Intel), alegando que houve ignorância dos fatos e os benefícios que seriam gerados à indústria como um todo.
Paciência de Phil Spencer acabou?
Em recente podcast, Phil Spencer, chefe da divisão de games da Microsoft, disse que a Sony está tentando expandir seus negócios, fazendo do Xbox menor. Ele diz que tirar Call of Duty do PlayStation, causaria a queda de bilhões em receita.
Remover esta possibilidade de acesso tiraria “bilhões” em receitas que ele poderia obter por meio da Activision.
O maior fabricante de consoles do mundo está levantando uma objeção sobre uma franquia que dissemos que continuará a ser lançada na plataforma. É um acordo que beneficia os clientes por meio de escolha e acesso.
Na verdade, só houve um grande opositor ao acordo, e é a Sony. A Sony está tentando proteger seu domínio no console. A maneira como eles crescem é tornando o Xbox menor. Eles têm uma visão muito diferente da indústria do que nós. Eles não enviam seus jogos dia e data no PC, eles não colocam seus jogos em serviços de assinatura no lançamento
A resposta é sobre a oposição da Sony à aquisição da Activision Blizzard.
Agora a tentativa de aquisição vai para uma próxima etapa, os textos das partes interessadas da Microsoft, serão julgados em audiência com presença de um juiz de direito administrativo.