DLC história de GTA 5 foi cancelado porque GTA Online dava “muito dinheiro”

Expansão “Agente Trevor” foi descontinuada por uma decisão de negócios, explica ex-Rockstar. Devido ao sucesso financeiro do modo multiplayer.

Grand Theft Auto 5, um dos jogos mais icônicos da última década, teve um DLC de história planejado que acabou sendo cancelado devido ao enorme sucesso financeiro de GTA Online. Segundo Joseph Rubino, ex-editor de câmeras e cinegrafista virtual da Rockstar, a empresa decidiu mudar seu foco para GTA Online, que estava gerando receitas exorbitantes. Uma “cash cow”.

Dados minerados do jogo em 2023 sugerem que o DLC, denominado “Agente Trevor”, estava entre três expansões canceladas, juntamente com “Apocalipse Zumbi” e “Invasão Alienígena”. Rubino, que trabalhou na Rockstar por seis anos, revelou em uma entrevista ao canal SanInPlay do YouTube (via VGC) que ele esteve diretamente envolvido na produção do DLC de Trevor antes de ser descontinuado.

“Isso era meio que a minha coisa”, afirmou Rubino. “Eu era um dos principais editores, artista de câmeras e fazia muito do trabalho de segunda unidade no estúdio. Depois dividimos nossas equipes em duas, então fiquei em GTA Online e nesse DLC, no qual [o ator de Trevor] Steven Ogg era uma parte muito importante, e parte da equipe se envolveu precocemente em Red Dead Redemption 2.”

Explicando por que o DLC foi cancelado, Rubino afirmou que o sucesso financeiro inicial de GTA Online fez a Rockstar mudar suas prioridades. “Quando GTA Online foi lançado, ele era uma verdadeira máquina de dinheiro e as pessoas estavam adorando tanto que era difícil argumentar que um DLC standalone poderia competir com isso”, explicou. “Acho que, olhando para trás, eu diria que você provavelmente poderia fazer ambos, mas essa foi uma decisão de negócios que eles tomaram.”

Rubino mencionou que a decisão de cancelar o DLC o deixou “um pouco chateado”, acrescentando: “[Isso] foi uma grande razão para eu estar um pouco amargo naquela época, porque eu pensava ‘ei, o que diabos, pessoal, isso é incrível, vamos continuar, vamos terminar isso’”. Ele também revelou que o DLC estava cerca de metade concluído quando foi cancelado, mas muitos dos elementos acabaram sendo incorporados em versões posteriores de GTA Online. “Não foi como se eles tivessem desperdiçado isso. Era realmente, realmente bom.”

A história de Rubino coincide com a de Steven Ogg, ator que deu vida a Trevor, que também discutiu o cancelamento do DLC em uma entrevista em abril. “Trevor ia ser um agente disfarçado, ele estava trabalhando com os federais”, disse Ogg. “Filmamos algumas coisas com o ‘James Bond Trevor’, onde ele ainda era meio desajeitado, mas estava fazendo o seu melhor. Depois isso simplesmente desapareceu e eles nunca deram seguimento.”

GTA 6: Rockstar Games abre vaga de emprego no Brasil

Estúdio está procurando profissionais para integrar time de marketing na América Latina que trabalhará em seus futuros jogos. Veja aqui.

Rockstar negou filmes de GTA e Red Dead por temer má qualidade

Dan Houser explica que, na época, a maioria das adaptações era de baixa qualidade, não teriam controle criativo e não valia a pena arriscar, mas que agora é “diferente”.

Fique por dentro das principais novidades:

🆕 Siga @playerstation no X

🆕 Siga @playerstationbr no instagram