A história de The Last of Us surgiu quando o cocriador Neil Druckmann ainda era aluno da Universidade Carnegie Mellon em Pittsburgh, nos EUA. Sua ideia era mesclar a jogabilidade de Ico (2001) em uma história ambientada em um apocalipse zumbi, como a de Night of the Living Dead (1968). O personagem principal seria um policial, que teria como missão proteger uma jovem, que devido a um problema cardíaco do policial, os jogadores assumiriam o controle da jovem, invertendo os papéis. Ele baseou The Last of Us nesse conceito, substituindo o policial por Joel, e batizando a jovem de Ellie.
Em 2003, Druckmann assistiu a uma apresentação do cofundador da Naughty Dog, Jason Rubin. Pouco tempo depois Rubin ofereceu-lhe um cargo de estagiário na Naughty Dog. Desde então Druckmann foi conquistando novos cargos na desenvolvedora e nunca mais parou. Depois de codirigir com Bruce Straley e escrever para as principais franquias do estúdio como Uncharted e The Last of Us, ele agora é, não só o copresidente da Naughty Dog, como estreou na TV ao lado do vencedor do Emmy por Chernobyl, Craig Mazin, como produtor executivo, diretor e escritor da adaptação live-action de The Last of Us.
Durante evento da HBO ontem (28), ele disse ao Deadline estar surpreso com tudo o que está acontecendo em sua vida por causa da franquia de Joel e Ellie.
Acho que minha vida tem sido uma loucura. Não sei como vim parar aqui. Essa coisa começou como um pequeno projeto de estudante, se transformou em um videogame e agora é um programa de TV incrível. Estou incrivelmente grato.