A comunidade gamer lamenta a perda de Sam Mowry, lendário dublador que emprestou sua voz a personagens icônicos como Kessler em inFamous e Arpeggio em Sly 2: Band of Thieves. Mowry faleceu aos 64 anos no último sábado, devido a um ataque cardíaco, antes que pudesse passar por uma cirurgia de emergência para tratar bloqueios nas artérias, noticiou o Oregon ArtsWatch. Sua voz marcante ecoou por mais de quatro décadas, colorindo jogos, palcos e rádios.
Ele construiu uma carreira respeitada na cidade de Portland em Óregon nos EUA, onde se destacou em diversos papéis teatrais. Além de inFamous e Sly 2: Band of Thieves , sua presença se estendeu a outros grandes títulos como League of Legends, DOTA 2 e Amnesia: The Dark Descent, dando vida a personagens memoráveis como Rhaast e Alexander. O talento de Mowry era versátil e sua capacidade de dar voz a personagens complexos e multifacetados marcava presença em cada trabalho.
A esposa de Mowry, Cindy McGean, publicou uma mensagem nas redes sociais, expressando sua dor e pedindo que as pessoas se unissem para compartilhar histórias e homenagear a memória dele: “Encontrem-se, compartilhem histórias e abraços, talvez um copo de whisky ou um bacon. Estou destroçada”.
O legado de Sam Mowry transcende as telas de videogame e os palcos, dando vida a personagens que cativam e emocionam. Kessler, em particular, será lembrado como um antagonista complexo e memorável em inFamous, um personagem que, apesar de seus atos, carrega consigo uma história de dor e redenção. A voz de Mowry continuará a ecoar por gerações.
Kessler & inFamous
InFAMOUS é um jogo de ação e aventura desenvolvido pela Sucker Punch Productions e publicado pela Sony Computer Entertainment para PlayStation 3. Lançado em maio de 2009, o jogo coloca o jogador no controle de Cole MacGrath, um entregador de bicicletas que se vê no centro de uma explosão devastador em Empire City. A explosão confere a Cole superpoderes elétricos, e o jogador precisa decidir se usará esses poderes para restaurar a ordem na cidade ou para fins mais obscuros. O sistema de Karma do jogo permite escolhas morais que influenciam o desenvolvimento do personagem, as reações da população e aspectos do gameplay e da história. Inspirado em quadrinhos como DMZ e Batman: No Man’s Land, inFAMOUS foi elogiado pela crítica por seus poderes de Cole, a liberdade de movimento pela cidade e estrutura de missões, embora tenha sido criticado por combates repetitivos e limitações no sistema de Karma.
Kessler, o principal antagonista de Infamous, é na verdade uma versão do futuro do próprio Cole MacGrath, que viajou no tempo para impedir a tragédia que o levou a um destino sombrio. Assumindo a identidade de Kessler, Cole tomou o comando da facção dos mentalistas conhecida como Os Primeiros Filhos de Alden Tate, manipulando-os para acelerar os eventos que culminariam em seu próprio nascimento. Como Conduto extremamente poderoso, Kessler detinha quase o dobro da força de Cole em seu passado, controlando eletricidade e exibindo outras habilidades impressionantes.