Speclizer, conhecido por seus mods e exploração de arquivos de jogos, divulgou gravações de áudio inéditas que seriam do modo cooperativo descartado do multiplayer Factions de The Last of Us. As gravações, encontradas no código-fonte do game PlayStation, verbalizam trechos de diálogos e vozes de personagens em cenas de combate. No jogo lançado em 2013, havia vestígios do modo Co-op em que os jogadores se uniriam para derrotar diferentes tipos de inimigos, inclusive infectados.
A revelação reacendeu a esperança e a nostalgia dos fãs que ansiavam pelo retorno de Factions. Um modo multiplayer esteve inicialmente em desenvolvimento para The Last of Us Part II, com a promessa de chegar posteriormente via atualização. No entanto, a Naughty Dog decidiu dedicar seus esforços para criar um jogo multiplayer independente, devido ao crescente escopo e ambição do desenvolvimento.
As expectativas eram altas para esse novo capítulo online do universo de The Last of Us, mas o caminho até o lançamento foi marcado por turbulências e atrasos. Problemas internos e mudanças na direção criativa culminaram no anúncio oficial do cancelamento do projeto em 2023. A desenvolvedora afirmou que voltaria a focar apenas em experiências para um jogador.
As gravações de áudio compartilhadas por Speclizer oferecem um vislumbre do estilo de jogo colaborativo que poderia ser introduzido no novo multiplayer. As vozes dos personagens controláveis e a atmosfera tensa de combate revisitam a promessa de uma nova experiência multijogador envolvente que, infelizmente, nunca chegou a ver a luz do dia.
Recentemente Speclizer criou um criativo modo de jogo de sobrevivência para The Last of Us Part I no PC, fazendo diversas modificações, com direito a coop com um doguinho. Assista ao trailer: