Em uma teleconferência de resultados nesta terça-feira (1), a Sony revelou que as vendas do PS5 estavam indo conforme o planejado e que acreditava que ainda poderia atingir sua meta de 18 milhões de vendas. Companhia atingiu 25 milhões de consoles vendidos. Tendo 3,3 milhões de unidades PS5 durante os três meses encerrados em 30 de setembro de 2022 (2º trimestre do ano fiscal de 2022), o mesmo número que conseguiu durante o período homólogo.
Vendas totais do PS5 subiram para 5,7 milhões no primeiro semestre de 2022, muito abaixo da meta inalterada da Sony de 18 milhões até o final de seu atual ano fiscal em março de 2023. Empresa fabricou 6,5 milhões de consoles durante o segundo trimestre.
Jogos
Houve um declínio nos lucros de games, atribuído pela companhia ao aumento nos custos de desenvolvimento e aquisição de jogos (incluindo a compra da Bungie), bem como um impacto negativo das taxas de câmbio refletindo uma alta proporção de custos em dólares. O aumento na receita de jogos foi parcialmente atribuído a um aumento esperado nas vendas de hardware devido aos recentes aumentos de preço do hardware do PlayStation 5.
Vendas de jogos aumentaram durante o trimestre em 62,5 milhões de unidades – acima de 47,2 milhões no trimestre anterior, mas abaixo dos 76,4 milhões gerenciados durante a janela do segundo trimestre do ano passado. Jogos em versão digital foram responsáveis por 63% das vendas trimestrais de jogos, acima dos 62% do ano anterior. No segundo trimestre games registraram receitas de ¥720,7 bilhões ($4,88 bilhões), um aumento de 12% ano a ano e um recorde no segundo trimestre no Japão, mas o lucro caiu significativamente em 49% em ¥42,1 bilhões ($284,6 milhão). Divisão de jogos e serviços de rede da Sony revisou sua previsão para o ano inteiro para baixo em 12%, citando vendas abaixo do esperado de jogos de terceiros.
PlayStation Plus
Com a reformulação do serviço, houve um abandono de assinantes desde que as mudanças aconteceram. Quase 2 milhões de usuários pararam de assinar. Número total de usuários ficou em 45,4 milhões no segundo trimestre, abaixo dos 47,2 milhões do ano anterior e 47,3 milhões no trimestre anterior encerrado em 30 de junho de 2022, mas apesar do declínio, a receita de serviços de rede da Sony – que abrange PS Plus e receita de publicidade – aumentou 10%, de ¥106 bilhões para ¥116 bilhões de ienes, potencialmente refletindo a aceitação dos níveis de assinatura mais caros introduzidos pelo PS Plus.
MAUs da PlayStation Network totalizaram 102 milhões, abaixo dos 104 milhões do ano anterior e 103 milhões no trimestre anterior. O que parece ser o menor número de MAUs da Sony desde que começou a relatar esses dados no início de 2020.
Usuários ativos mensais são o número total estimado de contas únicas que jogaram ou usaram serviços na PlayStation Network durante o último mês do trimestre.
FONTE: VGC