Lançado há quase quatro anos, o PS5 já é a geração mais lucrativa e engajada da história do PlayStation, mesmo que metade dos usuários ainda jogue no PS4, revela a empresa dona da plataforma.
Durante uma reunião de negócios (via VGC), os novos co-CEOs da SIE (Sony Interactive Entertainment) compartilharam atualizações estratégicas e visões para o futuro. Hideaki Nishino, que liderará o Platform Business Group, destacou que o PS5 é a geração mais lucrativa da história do PlayStation, mas ressaltou a importância da base de usuários do PS4, que conta com 49 milhões de jogadores, representando 50% dos usuários ativos. Nishino também mencionou que os usuários do PS5 estão mais engajados, gastando mais em conteúdo adicional, serviços e periféricos, apesar de uma queda nos gastos com jogos completos.
“Como você pode ver, a base de usuários do PlayStation 5 continuou a crescer significativamente, chegando a metade de nossos consoles ativos mensais”, disse Nishino durante uma webchamada. “Embora a PlayStation 4 ainda seja uma parte importante do nosso negócio, os nossos jogadores da PlayStation 5 estão ainda mais envolvidos do que na nossa geração anterior e esperamos que estas tendências continuem.”
Daniel Ahmad, diretor de pesquisa e insights da Niko Partners, comentou sobre a singularidade da transição de geração de consoles, destacando o papel crescente dos serviços ao vivo. “O PS5 vendeu o mesmo que o PS4 no mesmo período, mas aqueles no PS3 não compravam DLC/MTX/passes de batalha todos os dias.”
A Sony planeja apresentar o PlayStation 5 (PS5) a mais jogadores por meio de periféricos e expandi-lo para novos dispositivos. Atualmente, o número de consoles PS5 vendidos (59,3 milhões) é comparável ao do PlayStation 4 no mesmo período de sua vida (60 milhões). Durante uma teleconferência, Hermen Hulst, CEO do Studios, afirmou que a PlayStation continuará desenvolvendo suas franquias mais populares, fortalecerá suas capacidades de serviço ao vivo e ampliará os jogos para novos dispositivos.
Hermen Hulst afirmou que os jogos principais da PlayStation serão tanto franquias de sucesso existentes quanto novos IPs ambiciosos, desenvolvidos por estúdios com histórico comprovado. Isso será complementado por jogos de serviço ao vivo e títulos experimentais inovadores. A PlayStation continuará lançando seus principais jogos single-player primeiro no console, enquanto os jogos de serviço ao vivo serão direcionados tanto para console quanto para PC.
No início deste ano, a divisão de jogos da Sony reduziu seu quadro de funcionários em cerca de 8%, o que resultou na demissão de aproximadamente 900 pessoas e no fechamento de seu antigo estúdio em Londres. A empresa não planeja lançar “grandes títulos de franquia existente” até abril de 2025, mas pretende lançar Concord, um novo IP de tiro online da Firesprite, ainda este ano.