Os jogos em discos físicos ainda significam muito para os jogadores, especialmente para aqueles veteranos que colecionam. Ao passar dos anos, eles precisam de muito cuidado e zelo do proprietário para poder continuar funcionando, bem como sendo necessário tirar da caixinha e colocar no leitor sempre que alguém optar por jogá-los. Os jogos em mídia digital, por outro lado, têm a comodidade de serem facilmente acessados na biblioteca, caso já estejam instalados, com a desvantagem da necessidade de muito espaço no HD/SSD e uma conexão com a internet. Tendo essas duas opções, este não é um debate novo na comunidade de games.
Uma cadeia de supermercados britânica com 2.800 lojas não vai mais estocar jogos físicos, muito menos vendê-los em suas prateleiras. Apenas cartões de pontos digitais, que permanecerão disponíveis em seus pontos de venda, comunicou a Tesco ao GamesIndustry, explicando que isso passa a valer assim que seu estoque atual de jogos esgotar.
A GameStop fechou 35 lojas na irlanda ao sofrer declínio do mercado. No Reino, segundo o GamesIndustry, os últimos lançamentos como Diablo 4, Final Fantasy 16, Street Fighter 6 e F1 23, tiveram menos de 18% vendidos em lojas físicas.
A cadeia de varejo chamada “Game” apontou que a pandemia fez com a preferência por mídias digitais aumentasse e que embora alguns tenham voltado a adquirir jogos físicos, não foi o bastante.
“Você pode ver pelos dados do mercado que o online é 75% do mercado. Antes da pandemia, era 45%,” disse Nick Arran, chefe da empresa.