Stephen King concedeu direitos de uso de sua citação em Alan Wake por apenas 1 dólar

Sam Lake conta que desejava muito poder abrir jogo com frase do lendário escritor e que King foi muito generoso.1 min


Imagem: Remedy Entertainment

Com lançamento marcado para 17 de outubro no PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC, Alan Wake II é o próximo jogo de survival horror da franquia desenvolvido pela Remedy Entertainment. O game que ganhou uma apresentação da jogabilidade durante o Summer Game Fest é uma sequência de Alan Wake (2010).

O primeiro e segundo jogo carregam inúmeras referências ao famoso escritor Stephen King e influências de outras obras, e em entrevista ao Eurogamer, o escritor e diretor criativo dos jogos, Sam Lake, disse que King concedeu à Remedy os direitos de usar sua citação que abre o primeiro Alan Wake, pela quantia de apenas $1 (um dólar).

No primeiro título, Wake aparece dirigindo solitariamente dizendo:

Stephen King escreveu uma vez que ‘Pesadelos existem fora da lógica, e há pouca diversão em explicações; eles são antitéticos à poesia do medo.

Em uma história de terror, a vítima fica perguntando ‘por quê?’ Mas não pode haver explicação, e não deveria haver. O mistério sem resposta é o que permanece conosco por mais tempo e é o que nos lembraremos no final. Meu nome é Alan Wake, sou escritor.

A citação foi tirada de um artigo escrito que King escreveu para a Entertainment Weekly em 2008. Intitulado “Por que Hollywood não pode fazer terror “, que discute as falhas dos estúdios de grande orçamento em capturar adequadamente o medo enquanto cortejam o público do mercado de massa.

“Criando o Alan Wake original, eu realmente queria desesperadamente uma citação dele para começar”, disse Lake ao site. “Pelo que entendi, ele queria $1 para obtermos os direitos de uso. [Foi] muito generoso.”

Lake “desejava muito, muito, desesperadamente” poder abrir o jogo com uma citação do escritor, por fazer jus ao jogo de survival horror sobrenatural.