A primeira temporada de Fallout foi disponibilizada totalmente no Prime Video no dia 10 de abril, e em apenas 16 dias conquistou 65 milhões de espectadores em todo o mundo. Algo inesperado para uma série que teve pouco “hype” e marketing. A adaptação canônica da franquia de jogos da Bethesda acabou se tornando a segunda maior estreia de todos os tempos do serviço de streaming da Amazon.
Em contrapartida, a primeira temporada de The Last of Us da HBO atingiu 67.7 milhões de espectadores, se tornando uma adaptação de videogame mais assistida que Fallout. Esse número é a soma das noites de estreia nos domingos em que cada episódio foi ar na HBO e em transmissões lineares (só nos EUA), entre janeiro e março de 2023. Vale reforçar que esse comparativo se refere apenas aos números de estreia. Ao final da primeira temporada, os primeiros seis episódios de The Last of Us já tinham uma média de 30,4 milhões de espectadores desde sua estreia, com o episódio 1 chegando a 40 milhões.
Embora The Last of Us tenha atingido essa audiência na estreia sem contar com o streaming – HBO Max e os demais países do mundo, foram três meses de exibição, e a a franquia de jogos da Naughty Dog tem uma base de fãs muito sólida e jogos muito mais “badalados” que Fallout – mesmo sendo também uma série de games muito popular. Além disso, Fallout parece ter atraído um público não gamer bem maior, enquanto The Last of Us foi “carregado” pelos fãs dos jogos e até mesmo pela fama do elenco, como é o caso de Pedro Pascal. A série era muito esperada. Fotos e vídeos dos bastidores geraram muito hype para o show da HBO durante todo o ano que antecedeu a estreia. Diferente de Fallout. The Last of Us teve quase que todos os eventos da história do game replicados na adaptação, enquanto Fallout se arriscou a contar uma trama inédita, mas fiel ao seu universo. A HBO também, comparado ao Prime Video, é muito mais popular e tem décadas de existência.
É justo dizer que as duas adaptações se consolidaram por respeitar o material de origem, tornando-as merecidamente um sucesso de audiência e também de crítica. Ambas ganharão uma segunda temporada e certamente estão inspirando muitas outras produções live-action de videogames a seguir a mesma receita.