A Sony estaria desenvolvendo uma nova versão de seu controle DualSense, a qual traria um aprimoramento significativo no aspecto da bateria. Paralelamente, rumores indicam que a empresa japonesa também prepara uma revisão do console PlayStation 5 Pro, que já havia sido lançado no mercado. (via: gamerant)
Conforme um relatório recente do portal polonês PPE, a Sony estaria de fato trabalhando em um novo modelo do PS5 Pro, acompanhado por uma atualização do controle DualSense. Embora a suposta nova versão do console seja descrita como uma revisão menor, o novo controle, apelidado de DualSense V3, promete um upgrade mais substancial em comparação com seu antecessor imediato. O PPE afirma que o controlador incorporará uma bateria removível, característica inédita para os gamepads originais do PlayStation.
O modelo original do PS5 Pro foi lançado no início de novembro de 2024, com preço inicial de $699. Desde agosto de 2025, o console tem sido comercializado por $749.99. Já em setembro do ano passado, o conhecido insider Billbil-kun havia reportado que a Sony trabalhava em uma atualização de seu hardware de meio de geração, identificada pelo número de modelo CFI-7121. O novo relatório do PPE corrobora essas informações e adiciona detalhes sobre o controle.
Para reforçar a credibilidade dessas informações, o PPE cita a mesma fonte interna, apelidada de Graczdari, que anteriormente vazou a chegada de Microsoft Flight Simulator 2024 ao PS5. Essa informação se materializou seis dias antes do anúncio oficial do jogo no evento State of Play. Graczdari também é creditado por ter vazado a caixa da edição física de The Elder Scrolls 4: Oblivion Remastered antes de sua revelação, conferindo maior peso às suas últimas afirmações sobre o hardware da Sony.
De acordo com as novas informações, a suposta revisão do console seria marginalmente mais eficiente em termos de consumo de energia do que o modelo original do PS5 Pro. A diferença, contudo, seria pequena, representando uma redução de aproximadamente 3% no consumo elétrico. O console viria acompanhado do novo controle DualSense V3, conforme a mesma fonte.
O DualSense V3 também seria vendido separadamente e a expectativa é que substitua gradualmente o controle DualSense atualmente disponível. O PPE acredita que seu lançamento ocorrerá em novembro de 2025, posicionando-o estrategicamente antes da temporada de festas de fim de ano. Este período tem sido historicamente o mais lucrativo para fabricantes de eletrônicos de consumo, impulsionando as vendas de forma significativa.
Na época de seu lançamento, o PS5 Pro contava com sete SKUs (Stock Keeping Units) distintas, cada uma destinada a uma região específica: CFI-7000 (Japão), CFI-7002 (Austrália), CFI-7014 (América do Sul e Central), CFI-7019 (América do Norte), CFI-7020 (México), CFI-7021 (Europa, Oriente Médio e África) e CFI-7022 (Sudeste Asiático). A próxima revisão do console é rumorizada para ser designada como CFI-7121.
Reportagens anteriores de Billbil-kun indicavam que o novo PS5 Pro seria lançado, no mínimo, na América do Norte e na Europa. Dada a natureza de revisões menores de hardware em comparação com seu predecessor, é possível que o lançamento ocorra com pouca fanfarra. As linhas de produção da Sony poderiam simplesmente fazer a transição para o modelo mais eficiente em termos de energia, sem a necessidade de grandes anúncios voltados ao consumidor final.