Obsidian garante sua visão na segunda temporada de Fallout

Obsidian garante sua visão na segunda temporada de Fallout

Há muito tempo circula entre os fãs da franquia Fallout uma teoria sobre uma suposta rivalidade entre a Bethesda, criadora e detentora da propriedade intelectual, e a Obsidian Entertainment, estúdio responsável pelo aclamado Fallout: New Vegas. A ideia de que a Bethesda teria hesitado em permitir que a Obsidian usasse a propriedade intelectual e sua Creation Engine para desenvolver o jogo tem alimentado essa especulação. O fato de New Vegas ser frequentemente elogiado como o melhor título da série apenas intensificou esses rumores ao longo dos anos. (via: thegamer)

Vulpes Inculta in Fallout New Vegas standing in front of a crucifixion.

No entanto, em uma entrevista concedida à revista PC Gamer, Todd Howard, chefe da Bethesda, fez questão de esclarecer que nunca houve qualquer conflito entre os dois estúdios. Segundo Howard, a colaboração para New Vegas surgiu de uma iniciativa da própria Bethesda. “Quando fomos fazer [New Vegas], estávamos vindo de Fallout 3”, explicou Howard. “Sabíamos que faríamos Skyrim. Conhecíamos bem o pessoal da Obsidian, amamos o trabalho deles, então os procuramos e dissemos: ‘Ei, vocês gostariam de fazer isso? Vemos algo diferente surgindo depois de Fallout 3’.” Essa declaração desmistifica a ideia de que a Bethesda teria sido relutante, sugerindo que a parceria foi uma decisão estratégica e amigável.

Ainda em relação aos elogios frequentemente direcionados a New Vegas como um jogo superior a Fallout 3, Howard reagiu com otimismo e reconhecimento. “Foi isso que pedimos que eles fizessem, certo? E eles fizeram um trabalho incrível em New Vegas”, afirmou o executivo, endossando a qualidade do trabalho da Obsidian e a recepção positiva que o título obteve junto aos jogadores e à crítica especializada.

Contudo, um dos pontos que mais contribuiu para a narrativa de uma possível animosidade foi a controversa cláusula contratual envolvendo os royalties de New Vegas. Segundo informações amplamente divulgadas na época, a Obsidian só receberia pagamentos adicionais pelo título se o jogo atingisse uma pontuação de 85 ou mais no agregador de análises Metacritic. O game, ao ser lançado, alcançou a nota 84, o que, por uma margem mínima, significou que o estúdio não recebeu os royalties estipulados. Esse detalhe financeiro gerou discussões acaloradas entre os fãs e na indústria, levantando questões sobre a justiça de tais termos contratuais.

Recentemente, Fallout: New Vegas voltou a ganhar destaque na cultura popular, impulsionado pela segunda temporada da popular série de televisão Fallout. A trama da nova temporada se passa em New Vegas e na região de Mojave, trazendo o jogo de volta aos holofotes e gerando um novo interesse por parte do público, tanto novos fãs quanto veteranos da franquia. Aproveitando o momento de renovado buzz, Todd Howard, impressionado com os cenários da série, fez um gesto significativo de respeito à Obsidian. Ele convidou veteranos do estúdio para visitar o set de filmagens da série, permitindo-lhes ver como sua visão foi adaptada para a televisão. “Enorme respeito ao pessoal da Obsidian. Os trouxe para o set para ver isso, e eles tiveram um ano incrível, se você olhar para o ano que tiveram”, disse Howard.

A Obsidian Entertainment é, de fato, um dos estúdios mais prolíficos no desenvolvimento de jogos triple-A modernos. Em um cenário onde grandes produções podem levar mais de uma década para serem desenvolvidas e lançadas, a Obsidian tem mantido um fluxo constante de lançamentos de alta qualidade. Nos últimos três anos, o estúdio entregou títulos como Grounded, Pentiment, Avowed, The Outer Worlds 2 e Grounded 2 (este último em acesso antecipado), demonstrando uma capacidade notável de inovação e produtividade.

Howard concluiu a entrevista refletindo sobre a diversidade de opiniões entre os fãs de Fallout, que frequentemente debatem qual é o seu título favorito. Para ele, essa discussão é um sinal de vitalidade da franquia. “Acho que os fãs debatem qual é o seu favorito, o que é compreensível”, disse Howard. “Acho ótimo que você possa ter muitas facções e os fãs digam: ‘Ah, eu gosto de um ou dois ou três ou quatro, ou Vegas ou 76’ agora, e então acho que isso é realmente saudável para uma franquia onde as pessoas podem dizer qual é o seu favorito.” Essa perspectiva reforça a ideia de que a rivalidade, se é que existiu, é mais uma percepção do público do que uma realidade interna entre as empresas.

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