Plants vs. Zombies Replanted confirma ausência de co-op e PvP online

Plants vs. Zombies Replanted confirma ausência de co-op e PvP online

A reimaginação do clássico “Plants vs. Zombies”, intitulada “Plants vs. Zombies: Replanted”, está emergindo como a versão definitiva do popular jogo da PopCap. A nova edição busca consolidar características e modos de jogo de diversas portas anteriores em uma experiência unificada e aprimorada para os fãs. Entre os elementos mais aguardados pelos jogadores estão os modos cooperativo e PvP (jogador contra jogador), que originalmente fizeram sua estreia nas versões do game para PlayStation 3 e Xbox 360. (via: thegamer)

Plants vs Zombies Replanted teaser showing a zombie entering a doorway.

Contudo, apesar da expectativa em torno desses modos, há uma limitação que acompanha a nostalgia. Nas edições originais do jogo, essas modalidades estavam restritas ao multiplayer local, exigindo que os jogadores estivessem fisicamente juntos para compartilhar a experiência no mesmo console. Desde o anúncio de “Replanted”, a comunidade de fãs manifestou a esperança de que a PopCap pudesse atualizar o título para permitir o jogo online, adaptando-o às dinâmicas de conexão contemporâneas. No entanto, parece que essa funcionalidade não será implementada em um futuro próximo.

Jake Neri, produtor executivo da PopCap, abordou o tema em uma entrevista concedida ao portal TheGamer, esclarecendo a posição da desenvolvedora. “Não temos planos de expansão no momento, mantendo a fidelidade aos modos de jogo originais”, afirmou Neri. Ele enfatizou a visão da equipe sobre a experiência fundamental do jogo. “Estamos animados para ver as pessoas jogarem juntas, no sofá, com amigos e familiares. Há algo realmente alegre em vivenciar Plants vs. Zombies com amigos”, completou o produtor. Essa declaração sugere que a PopCap está priorizando a experiência de “couch co-op”, um formato que remete às raízes do multiplayer em consoles, onde a proximidade física dos jogadores é parte integrante da diversão.

Além das decisões sobre o multiplayer online, Neri também detalhou ao TheGamer o modelo de negócios de “Replanted”, garantindo que não haverá “custos extras ou obstáculos a serem superados” pelos jogadores. Isso significa, segundo o produtor, que o game será lançado sem microtransações e sem a prática de “fatiar a experiência” em partes adicionais a serem compradas separadamente. Tal abordagem é notável no cenário atual da indústria de videogames, onde a monetização pós-lançamento, através de itens cosméticos, expansões ou passes de temporada, tornou-se uma prática comum. A promessa da PopCap de uma experiência completa desde o início ressoa com a intenção de manter a integridade do jogo original.

A filosofia por trás dessas escolhas foi um pilar fundamental durante todo o processo de desenvolvimento de “Plants vs. Zombies: Replanted”. “No início, enquanto tentávamos descobrir como seria este jogo, chegamos a um princípio orientador: queríamos permanecer o mais fiéis possível ao jogo original”, explicou Jake Neri. Ele ressaltou que esse princípio se tornou a “estrela guia” da equipe para decidir o que incluir e como implementar cada aspecto do título. A fidelidade à essência do game clássico, portanto, moldou não apenas a ausência de modos online oficiais, mas também a estrutura de monetização e a seleção de recursos.

Apesar da postura oficial da PopCap em relação ao multiplayer online, existe uma alternativa para os jogadores que desejam desfrutar de “Plants vs. Zombies: Replanted” à distância, desde que possuam uma conexão de internet suficientemente robusta. Plataformas como PlayStation e Steam oferecem funcionalidades que permitem aos usuários transmitir seus jogos para um amigo. Nesse sistema, o amigo pode se juntar à partida usando seu próprio controle, contornando as restrições de jogo local. Essa solução, embora possa ser um pouco inconstante em caso de conexão instável, representa, no momento, a única forma de jogar “Plants vs. Zombies: Replanted” online. A funcionalidade depende da capacidade de transmissão de vídeo e input de controle em tempo real, exigindo uma boa largura de banda para uma experiência fluida.

O portal TheGamer indicou que a entrevista completa com Jake Neri seria disponibilizada na sequência da publicação dessas informações, prometendo mais detalhes sobre as decisões e o desenvolvimento de “Plants vs. Zombies: Replanted”.

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