O lançamento de Borderlands 4, apesar de registrar o maior número de jogadores da franquia, tem sido marcado por controvérsias. Embora as avaliações iniciais tenham sido positivas, diversos problemas de desempenho, decorrentes do uso da Unreal Engine 5, geraram insatisfação entre os jogadores. A ausência de minimapa e a falta de ajuste do campo de visão (FOV) em consoles também contribuíram para as reclamações. (via: thegamer)
Segundo relatos, o CEO da Gearbox, Randy Pitchford, tem se envolvido em discussões com fãs nas redes sociais. Ele sugeriu, inicialmente, a redução da resolução para 1440p como solução para os problemas de performance. As discussões, porém, se estenderam por dias, com Pitchford oferecendo um suporte considerado insuficiente pelos jogadores.
Em resposta à falta de solução por parte da desenvolvedora, os jogadores recorreram à criação de modificações (mods) para corrigir os problemas do jogo. Diversas melhorias de desempenho surgiram no Nexus Mods nos últimos dias. Duas mods em particular, “Performance Optimizer” e “Ultimate Engine Tweaks”, se destacam. A primeira auxilia no gerenciamento de recursos de CPU e GPU e no tratamento de shaders, enquanto a segunda promete reduzir travamentos, melhorar o desempenho, diminuir a latência de entrada e aumentar a clareza da imagem sem perda visual.
Juntas, essas duas modificações já registraram 40 mil downloads únicos, um número que tende a ultrapassar 50 mil com o surgimento de outras mods focadas em desempenho. Embora represente uma parcela pequena do total de jogadores, a quantidade de downloads indica a magnitude dos problemas relatados. Apesar de ter conhecimento das correções disponibilizadas no Nexus Mods e de ter prometido divulgá-las, Pitchford ainda não o fez, segundo informações disponíveis. Enquanto Pitchford atribui os problemas aos computadores dos jogadores e não ao jogo, a comunidade demonstra capacidade de solucionar problemas que a desenvolvedora não conseguiu resolver.




