Jogo do Ano de 2024 do PlayStation Blog: os vencedores

15 min


Jogo do Ano de 2024 do PlayStation Blog: os vencedores

Publicação original de Gillen McAllister via PlayStation Blog

As votações para o prêmio Melhor Jogo do Ano para PlayStation de 2024 foram encerradas na semana passada e, com os números apurados – totalizando mais de 1,6 milhão de votos em todo o mundo, podemos revelar os principais concorrentes deste ano nas 19 categorias, moldados exclusivamente por suas escolhas. Embora quatro títulos tenham recebido troféus por categoria, vários jogos receberam o apoio de jogadores de todo o mundo, seja por meio da seleção em listas pré-selecionadas ou de opções de comentários. Agradecemos àqueles que votaram e, é claro, aos criadores e equipes cuja criatividade e arte foram compartilhadas e apreciadas nos consoles PlayStation em todo o mundo.

Melhor Personagem Novo

Troféu de platina: Eve (Stellar Blade)

Troféu de ouro: Jane Harrow (Call of Duty: Black Ops 6)
Troféu de prata: Emmrich Volkarin (Dragon Age: The Veilguard)
Troféu de bronze: Ryoma Sakamoto (Ascensão do Ronin)

A categoria Melhor Personagem Novo recebeu o maior número de votos em comentários, portanto, uma menção honrosa para — entre outros — Metaphor: reFantazio’s Strohl, Final Fantasy XIV: Wuk Lamat, de Dawntrail, e General Brasch, de Helldivers 2, todos eles com fãs em todo o mundo. No entanto, a maioria dos votos foi dividida entre Eve de Stellar Blade, Jane Harrow de Call of Duty: Black Ops 6, Emmrich Volkarin de Dragon Age: The Veilguard e Ryoma Sakamoto de A Ascensão do Ronin.

Melhor História

Troféu de platina: SIlent Hill 2

Troféu de ouro: Final Fantazy VII Rebirth
Troféu de prata: Stellar Blade
Troféu de bronze: Call of Duty: Black Ops 6

A categoria Melhor História teve uma competição forte este ano, incluindo novas narrativas emocionantes em Call of Duty: Black Ops 6 e Stellar Blade. Dois remakes inesquecíveis disputaram a posição de destaque: Silent Hill 2 e Final Fantasy VII: Rebirth.

Por fim, o segundo capítulo atemporal da saga de Cloud e sua equipe levou o prêmio de platina. Final Fantasy VII: Rebirth viu o grupo se aventurar no mundo mais amplo fora de Midgar em uma história que se estende por terra, ar e mar. Parabéns aos desenvolvedores da Square Enix por essa emocionante lenda do RPG recontada e reimaginada.

Melhor Demonstração Gráfica

Troféu de platina: Black Myth: Wukong

Troféu de ouro: Astro Bot
Troféu de prata: Final Fantasy VII Rebirth
Troféu de bronze: Stellar Blade

Sabe aquele momento em que você está jogando um jogo e precisa parar e dizer uau? O ano de 2024 foi repleto deles, graças a uma linha de jogos maravilhosos que ultrapassaram os limites do que é possível fazer em termos gráficos. Aventuras como Stellar Blade e Final Fantasy VII Rebirth trouxeram um estilo realista para seus mundos fantásticos, enquanto os planetas brilhantes e divertidos habitados por Astro e seus amigos bots capturaram os corações (e os olhos) de jogadores em todo o mundo.

Talvez um dos momentos mais memoráveis seja a abertura de Black Myth: Wukong, em que você levanta seu cajado em uma luta impressionante em meio às nuvens. Mas isso é só o começo; as montanhas imponentes, as florestas densas e os campos de neve reluzentes do épico de ação realmente destacaram a beleza dos visuais do PS5, ajudando-o a conquistar o troféu de platina deste ano.

Melhor Direção de Arte

Troféu de platina: Astro Bot

Troféu de ouro: Final Fantasy VII Rebirth
Troféu de prata: Silent Hill 2
Troféu de bronze: Dragon Ball: Sparking Zero

Os jogos de 2024 deram vida a visões artísticas de alto nível, de horrores angustiantes a criaturas fantásticas. Dragon Ball: Sparking Zero capturou perfeitamente o material de origem, Final Fantasy VII: Rebirth apresentou um design de personagens e chefes de primeira linha, enquanto Silent Hill 2 recapturou lindamente a atmosfera sombria do original do PS2 com uma estética nova.

No entanto, o Astro Bot da Team Asobi deu um salto para conquistar o maior prêmio na categoria. Os Bots da aventura de plataforma fazem homenagens carinhosas a personagens de jogos clássicos, com equipamentos que refletem cuidadosamente o design original dos personagens. Cada fase é um sucesso visual, incluindo fantasmas inventivos que fazem malabarismos com facas, arquitetura japonesa tradicional e engenhocas de ficção científica bizarras. Parabéns à Team Asobi.

Melhor Design de Áudio

Troféu de platina: Astro Bot

Troféu de ouro: Silent Hill 2
Troféu de prata: Final Fantasy VII Rebirth
Troféu de bronze: Stellar Blade

Este ano, nossos ouvidos soaram com metal batendo, aparelhos zumbindo e pequenas cidades rangendo e gemendo, dando vida detalhada aos ambientes em que jogamos. Mas foi a aventura auditiva completa do Astro Bot que o levou ao primeiro lugar. Desde o barulho de Astro se ajustando a qualquer terreno que ele cruzasse, até os esmagamentos, estrondos e batidas de seus trajes de força, cada nível encheu os ouvidos dos jogadores com uma galáxia de sons.

Melhor Trilha Sonora

Troféu de platina: Final Fantasy VII Rebirth

Troféu de ouro: Astro Bot
Troféu de prata: Stellar Blade
Troféu de bronze: Silent Hill 2

O ano de 2024 apresentou uma competição acirrada no departamento de trilha sonora. Astro Bot e Metaphor ReFantazio apresentaram novas faixas que estaremos cantarolando até 2025. Silent Hill 2 recapitulou brilhantemente os sons ecléticos e temperamentais de Akira Yamaoka.

No entanto, Final Fantasy VII: Rebirth garante a primeira posição de Melhor Trilha Sonora. Não é de se admirar, pois o jogo original para PlayStation é considerado uma das melhores trilhas sonoras da história da mídia. Cada faixa de Rebirth é incrivelmente desenvolvida com uma instrumentação mais ampla, desde a tranquila cidade de Kalm até as empolgantes batalhas com chefes contra Sephiroth. Este ano, uma das melhores trilhas sonoras de todos os tempos ficou ainda melhor.

Melhor Uso do DualSense

Troféu de platina: Astro Bot

Troféu de ouro: Stellar Blade
Troféu de prata: Final Fantasy VII Rebirth
Troféu de bronze: Silent Hill 2

Se você já ouviu o choque da lâmina de Eve no alto-falante ou sentiu o barulho da chuva em Silent Hill, sabe o quanto o DualSense pode tornar seus jogos mais imersivos. E, neste ano, muitos desenvolvedores aproveitaram ao máximo os recursos para tornar seus jogos mais aterrorizantes, desafiadores e agradáveis.

Com o Astro Bot, ganhador do troféu de platina deste ano pelo uso do DualSense, a Team Asobi desenvolveu o que criou no passado. Desde ter o Astro em um mundo inspirado no LocoRoco até limpar o caminho com um sopro de sua respiração, cada elemento da aventura é desenvolvido com o controle em mente, aumentando o prazer de um jogo já alegre.

Melhores Recursos de Acessibilidade

Troféu de platina: Astro Bot

Troféu de ouro: The Last of Us Part II Remastered
Troféu de prata: Silent Hill 2
Troféu de bronze: Horizon Zero Dawn Remastered

A Team Asobi não apenas criou uma aventura épica e nostálgica em homenagem aos 30 anos de história do PlayStation, mas também defendeu a acessibilidade em sua concepção! Os visuais de alto contraste, o esquema de controle simplificado e compatível com o Controle Access e a implementação verdadeiramente exclusiva do feedback tátil com dicas visuais garantem que os jogadores possam explorar uma série de mundos vibrantes ao lado do Astro!

Melhor Experiência Multiplayer

Troféu de platina: Helldivers 2

Troféu de ouro: Call of Duty: Black Ops 6
Troféu de prata: Fortnite
Troféu de bronze: Dragon Ball: Sparking Zero 

Espalhar a paz não é fácil, mas o sabor do chá da liberdade é muito mais doce quando compartilhado com uma equipe. Este ano, os jogadores se uniram sob a bandeira da democracia do Helldivers 2 para lutar contra bots e bugs. Quer você tenha entrado com amigos ou concluído objetivos de missão com estranhos on-line, nós o saudamos.

Melhor Jogo Contínuo

Troféu de platina: Fortnite

Troféu de ouro: Final Fantasy XIV Online
Troféu de prata: Call of Duty
Troféu de bronze: Dragon Ball: No Man’s Sky 

Nada dura para sempre,mas alguns jogos evolvem um ecossistema sempre em crescimento. Agora você tem mais opções de combate e a competição ficou ainda mais acirrada em Call of Duty, pode reconstruir um universo inteiro em No Man’s Sky ou até viver todas as aventuras que quiser em Final Fantasy XIV Online.

Mesmo com inovação constante, histórias sem fim e uma galáxia inteira para explorar, um game venceu a prova do tempo mais do que os outros: Fortnite.Seja dançando com Snoop Dogg, jogando em equipe com as tartarugas Ninja, ou apenas matnao tmepo com seus melhores amigos e personagens de anime, Fortnite conversa com a imaginação de todos nós. Some modos como LEGO, corridas e até um FPS, e você tem um jogo que é maior do que a soma de suas partes!  

Melhor expansão

Troféu de platina: Elden Ring Shadow of the Erdtree

Troféu de ouro: God of War Ragnarök: Valhalla
Troféu de prata: Final Fantasy XVI: The Rising Tide 
Troféu de bronze: Alan Wake 2: The Lake House

Quer explorar mais da história de Kratos? Este ano foi um sucesso. Ficou com vontade de conhecer uma nova história de Final Fantasy XIV? O ano de 2024 teve tudo o que você queria. Estava precisando de mais Alan Wake em sua vida? Sim, temos isso também.

Não faltaram expansões de jogos que já eram fantásticos este ano. God of War Ragnarök: Valhalla levou você às provações da vida após a morte nórdica, enquanto Alan Wake 2: The Lake House agiu como um complemento sinistro para uma aventura já aterrorizante. Enquanto isso, deixamos as Terras do Meio para viajar para a Terra das Sombras na expansão Shadow of the Erdtree de Elden Ring. Sem dúvida uma das maiores expansões do ano, ela trouxe dezenas de novos inimigos e chefes para enfrentar, um mapa totalmente novo para explorar e inúmeras novas maneiras de aumentar o arsenal do seu Tarnished. Além da grande quantidade de conteúdo, Shadow of the Erdtree também apresentou uma das lutas contra chefes mais desafiadoras da FromSoftware, dando um toque final e mortal a uma aventura incrível.

Melhor Jogo de Esporte

Troféu de platina: EA Sports FC 25

Troféu de ouro: WWE 2K24
Troféu de prata: F1 24 
Troféu de bronze: NBA 2K25

A ação com muitas vitórias foi abundante para os jogadores de jogos esportivos em 2024. A Dynamic Handling aprimorada da F1 24 deslumbrou os loucos por adrenalina com corridas realistas de tirar o fôlego, enquanto o WWE 2K24 trouxe um golpe de nostalgia ao resgatar os tipos de lutas favoritas dos fãs.

A competição foi acirrada, mas o EA Sports FC 25 levou a taça para casa, garantindo o título de Melhor Jogo de Esportes de 2024. O novo recurso FC IQ reformulou as táticas e proporcionou o controle mais estratégico sobre o gameplay na história da franquia. O EA Sports FC 25 também tornou mais fácil pegar e jogar com os amigos no modo 5v5 Rush, pois equipes menores proporcionam mais tempo com a bola para os jogadores que querem ficar perto da ação.

Melhor Relançamento

Troféu de platina: The Last of Us Part II Remastered

Troféu de ouro: Horizon Zero Dawn Remastered
Troféu de prata: Tomb Raider I-III Remastered
Troféu de bronze: Marvel vs Capcom Fighting Collection: Arcade Classics

The Last of Us Part II Remastered arrombou a porta no início de 2024 com seus impressionantes aprimoramentos visuais, taxa de quadros nítida e o novo modo No Return, que oferecia novos desafios quando os jogadores concluíam a história carregada de emoção. A folhagem nítida, as sombras densas e o design detalhado dos personagens fizeram com que esse lançamento se tornasse a versão definitiva do jogo para os jogadores.

Melhor Jogo Independente

Troféu de platina: Balatro

Troféu de ouro: Palworld
Troféu de prata: Phasmophobia
Troféu de bronze: Five Nights at Freddy’s: Help Wanted 2 (Flat Version)

Os sustos de Phasmophobia e Five Nights at Freddy’s: Help Wanted 2 mantiveram os jogadores atentos, e a aventura de domar monstros em Palworld os ajudou a criar uma comunidade. Mas esse prêmio acabou indo para Balatro, que construiu um baralho de diversão roguelite que virou o pôquer de cabeça para baixo e manteve os jogadores presos em seu loop de gameplay hipnoticamente divertido durante todo o ano.

Melhor Jogo para PS VR2

Troféu de platina: Resident Evil 4 Modo VR

Troféu de ouro: Metro Awakening
Troféu de prata: Phasmophobia
Troféu de bronze: Cooking Simulator VR

O terror imersivo provou ser um grande atrativo para os jogadores do PS VR2. Apesar de ter sido lançado no ano passado, Resident Evil 4 Modo VR ainda é uma lembrança vívida para muitos, recebendo a maioria dos votos dos jogadores, já que a Capcom mostra sua versatilidade ao adaptar de forma sublime as emoções de sua franquia de terror de sobrevivência para a RV. A Vertigo Games trouxe o mundo pós-apocalíptico de Metro para a RV, adicionando recursos imersivos e mantendo a atmosfera tensa e opressiva da franquia. Phasmophobia provou que as aventuras sobrenaturais são melhores quando acompanhadas, e o Cooking Simulator VR encantou com seu caos culinário.

Melhor Jogo para PS4

Troféu de platina: Call of Duty: Black Ops 6

Troféu de ouro: Metaphor: ReFantazio
Troféu de prata: Sonic X Shadow Generations
Troféu de bronze: Persona 3 Reload

Alguns dos melhores jogos de 2024 foram lançados para PS5 e para PS4 este ano. A Atlus entregou dois sucessos de RPG com Persona 3 Reload e Metaphor ReFantazio. A Sega também expandiu a carta de amor ao ouriço em Sonic X Shadow Generations, com uma nova campanha. Que ano para a Sega!

Apesar da forte concorrência, Call of Duty: Black Ops 6 garante a vitória de Melhor Jogo para PS4 deste ano. A Treyarch e seus parceiros de desenvolvimento entregaram uma campanha emocionante e cheia de ação, inauguraram o retorno do modo Zombies baseado em rodadas e ofereceram a emoção infinita do multijogador que define o gênero. Parabéns aos desenvolvedores do Call of Duty pela conquista deste ano.

Melhor Jogo para PS5

Troféu de platina: Astro Bot

Troféu de ouro: Black Myth: Wukong
Troféu de prata: Final Fantasy VII Rebirth
Troféu de bronze: Stellar Blade

Grandes experiências de jogos foram lançadas ao longo de todo o período de 2024, e quatro delas, em particular, foram as mais lembradas por muitos votos. A aventura de RPG luxuosa e expansiva de Final Fantasy VII Rebirth teve início em fevereiro. A ação de ficção científica da Stellar Blade foi lançada no PS5 dois meses depois, com Black Myth: Wukong, com sua própria abordagem da mecânica de combate, entrou na briga em agosto. Mas foram as aventuras de plataforma do Astro Bot, lançado em setembro, que receberam a maioria dos votos.

Estúdio do Ano

Troféu de platina: Team Asobi

Troféu de ouro: Bandai Namco
Troféu de prata: Shift Up
Troféu de bronze: Arrowhead Games

Nenhum videogame existiria sem pessoas e equipes talentosas dedicando suas paixões a essa mídia. Todos os anos, temos o privilégio de experimentar a imaginação e as ideias que levaram anos para serem concretizadas. Tivemos uma das melhores experiências multijogador de sátira, um novo elemento básico no gênero de ação e aventura e uma equipe que lançou vários sucessos em um ano. Ainda assim, o estúdio que conquistou o coração dos jogadores foi o Team Asobi.

Com o Astro Bot, o Team Asobi aproveitou a alegria simplista, mas difícil de dominar, de jogar videogame. Desde invocar sentimentos em jogadores experientes, que eles podem ter esquecido, até ser a primeira experiência mágica de um novo jogador. Eles provaram aos jogadores que têm o talento necessário para trazer o melhor na forma de arte.

Jogo Mais Esperado de 2025 ou Além

Troféu de platina: Ghost of Yōtei

Troféu de ouro: Marvel’s Wolverine
Troféu de prata: Death Stranding 2: On The Beach
Troféu de bronze: Monster Hunter Wilds

Pesos pesados muito aguardados se alinham no horizonte de 2025 em diante. Os jogadores também não terão que esperar muito: Monster Hunter Wilds será lançado em pouco mais de dois meses. Enquanto as incríveis lutas contra feras dão início ao ano, a mais recente aventura da Sucker Punch trará confrontos de espadas, exploração e muito mais para 2025 na forma de Ghost of Yōtei. E com os trabalhos mais recentes da Insomniac e da Kojima Production também fazendo parte do futuro do PlayStation, há muito o que esperar.