O produtor da série Silent Hill, Motoi Okamoto, revelou que a Konami planeja lançar um jogo da franquia anualmente. Esta ambição pode significar que títulos já anunciados, como o misterioso Silent Hill: Townfall e o remake do Silent Hill original, juntamente com outros jogos ainda não divulgados, poderão chegar ao mercado a partir de 2026, com novos lançamentos a cada ano subsequente. (via: gamerant)
O anúncio inicial do remake de Silent Hill 2 gerou uma expectativa cautelosa entre os fãs. Naquela ocasião, a Konami confirmou também que Silent Hill: The Short Message e Silent Hill: Ascension seriam os próximos grandes projetos da saga. Ambos os lançamentos, no entanto, receberam recepções mistas, o que aumentou a preocupação de que o remake de Silent Hill 2 também não atingisse as expectativas. Apesar disso, o remake conseguiu impressionar tanto os fãs veteranos quanto os novatos, sendo amplamente aclamado como um “retorno à forma” para a franquia. Posteriormente, Silent Hill f foi lançado, recebendo elogios e diversos prêmios em comunidades de jogos de terror, elevando as expectativas para Townfall e o remake de Silent Hill desenvolvido pela Bloober Team. Embora poucos detalhes sejam conhecidos sobre esses dois últimos títulos, a declaração de Motoi Okamoto pode ter revelado possíveis janelas de lançamento.
Durante uma entrevista de Ano Novo concedida ao veículo de mídia japonês Famitsu, Motoi Okamoto afirmou que a Konami tem como objetivo lançar um jogo da série Silent Hill todos os anos. Este plano começou com o lançamento do remake de Silent Hill 2 em 2024. A chegada de Silent Hill f em 2025 foi a primeira a seguir essa agenda de lançamentos anuais. Este comentário, aparentemente discreto, pode ter confirmado rumores anteriores sobre a data de lançamento de Silent Hill: Townfall. Um site de fãs francês alegadamente vazou 26 de março de 2026 como a data para Silent Hill: Townfall. Se a Konami pretende manter seu cronograma de lançamentos anuais, isso confirmaria Townfall para 2026. O remake de Silent Hill da Bloober Team é o único outro projeto oficialmente anunciado, sugerindo que os jogadores podem esperar um lançamento para 2027 para este título.
Um ponto crucial destacado por Okamoto é a menção de “títulos não anunciados” no planejamento, o que pode indicar que jogos de menor porte, semelhantes a The Short Message, poderiam ser lançados para preencher lacunas enquanto projetos maiores estão em desenvolvimento. Okamoto admitiu que a Konami não tem certeza se conseguirá atingir o ambicioso objetivo de lançar um jogo Silent Hill a cada ano, mas a empresa deseja “manter o interesse em Silent Hill constante”.
É importante ressaltar que a Konami está colaborando com múltiplos desenvolvedores em seus diversos projetos, o que pode ajudar a garantir que os lançamentos anuais se mantenham no caminho certo. A Bloober Team está encarregada dos remakes, a NeoBards trabalhou em Silent Hill f e continua liberando atualizações para o título, e o estúdio indie britânico Screen Burn é responsável por Townfall. Essa diversificação de equipes é vista como uma estratégia para gerenciar a produção e o desenvolvimento simultâneo.
Apesar da perspectiva de muitos jogos novos, alguns fãs expressam preocupação com a decisão da Konami de lançar um título a cada ano. Há quem compare a estratégia com a série Assassin’s Creed, da Ubisoft, entre 2009 e 2015, um período que viu lançamentos repletos de bugs e estreias catastróficas, como foi o caso de Assassin’s Creed: Unity. No momento, não há como saber se a franquia Silent Hill seguirá o mesmo caminho de qualidade questionável com lançamentos anuais, ou se jogos menores poderão ajudar a cumprir o cronograma, permitindo que os títulos maiores tenham o tempo necessário para evitar estreias desastrosas. A colaboração com diversos estúdios parceiros pode ser um fator determinante para a Konami, mas somente o tempo dirá se o plano de ter um novo jogo Silent Hill a cada ano se concretizará e se cada lançamento atenderá às expectativas dos fãs.




