O professor da Universidade do Tennessee, Tore Olsson, utilizará jogos da Rockstar Games para ministrar um curso inédito sobre história americana. Em 2021, Olsson já havia lecionado a primeira turma de história usando o jogo Red Dead Redemption. Agora, na primavera, ele oferecerá a disciplina “Grand Theft America: História dos EUA desde 1980 através dos Videogames GTA”. (via: gamesradar)
Segundo Olsson, em entrevista ao IGN, o nível de detalhe e a abordagem da cultura americana presente nos jogos da Rockstar são fatores cruciais para a escolha. Ele destaca a capacidade da desenvolvedora em retratar nuances da sociedade norte-americana, afirmando que “poucos desenvolvedores rivalizam com a Rockstar em termos de detalhe granular em seus jogos. Mas também acho que a Rockstar é bastante rara em sua disposição de comentar sobre o tecido social da vida americana”.
Olsson observa que os jogos da Rockstar, de L.A. Noire a Red Dead e GTA, oferecem uma perspectiva sobre a “estranheza única do experimento americano”. Embora a interpretação da realidade apresentada nos jogos possa ser subjetiva, a própria tentativa de análise da sociedade norte-americana já é considerada fascinante pelo professor. Ele ressalta a forte associação da Rockstar com a cultura dos EUA, o que a torna um material didático incomum e interessante. Acompanhe as atualizações sobre o curso nas redes sociais do Professor Olsson. Por fim, vale mencionar que Steven Ogg, intérprete de Trevor em GTA V, aconselhou os jogadores a lerem “Crime e Castigo”, de Dostoievski, em relação ao lançamento do GTA VI, enquanto Ned Luke, o ator que interpreta Franklin, discordou da sugestão.



