PS5 finalmente terá emulação para jogos do PS3

PS5 finalmente terá emulação para jogos do PS3

Após mais de uma década desde o lançamento do PlayStation 4 e cinco anos desde a estreia do PlayStation 5, o PlayStation 3, frequentemente apontado como o console mais subestimado da Sony, finalmente alcança a compatibilidade nativa em hardware. O título responsável por essa inovação é Cloudberry Kingdom, um jogo de plataforma do final da era PS3, conhecido por seus níveis gerados proceduralmente. Esse avanço significativo é atribuído à RedoApps, uma pequena empresa que nutre grandes ambições de conectar diferentes gerações de hardware. (via: thegamer)

A descoberta foi primeiramente relatada pelo youtuber Mystic, conhecido por seu conteúdo sobre PlayStation. Atualmente disponível apenas na Ásia, o jogo oferece duas versões para download. Uma delas é um port direto para o PS5, enquanto a outra, e talvez a mais empolgante, é uma “PS3 Edition” que roda a partir de um emulador exclusivo desenvolvido pela RedoApps. Essa conquista é notável, considerando que a emulação de nível comercial do PS3 era, até então, considerada uma tarefa praticamente impossível.

Em uma entrevista concedida à Digital Foundry, Sayed Mahmood Alawi e Jean-Philip Desjardin, a dupla à frente da RedoApps, revelaram que dedicaram anos à criação de um emulador proprietário capaz de lidar com os consoles mais antigos da Sony, incluindo o PlayStation 3. É importante ressaltar que este projeto não possui qualquer ligação com o RPCS3, o emulador exclusivo para PC que tem desempenhado um papel fundamental na preservação de títulos clássicos do PS3.

Alawi esclareceu que o emulador foi concebido com uma “intenção comercial” em mente. Em função disso, a equipe optou pela abordagem de Emulação de Alto Nível (HLE, na sigla em inglês), que busca replicar os resultados exatos do hardware original. Além disso, seguindo o exemplo da Sony, que popularizou os “Save States” em sua própria emulação, a RedoApps também incorporou o recurso “RedoStates” em sua plataforma. Embora o objetivo seja tornar o emulador compatível com o maior número possível de jogos, Alawi pontuou que o desenvolvimento será adaptado e otimizado para cada título em que a empresa trabalhar.

Um dos maiores desafios técnicos na emulação do PlayStation 3 sempre foi a Unidade de Processamento Sinergético (SPU, na sigla em inglês), uma parte crucial da complexa arquitetura do processador Cell, que dificultava a emulação consistente. A abordagem de Emulação de Alto Nível visa contornar essa complexidade, focando nos resultados finais em vez de emular cada instrução de baixo nível.

Cloudberry Kingdom é um dos dez títulos que estão atualmente sendo trabalhados pela RedoApps, e alguns deles são jogos AAA. Contudo, a empresa prefere não divulgar os nomes desses títulos. Segundo Alawi, a medida visa evitar possíveis descontentamentos por parte das editoras, mesmo que não haja uma correlação direta com um potencial lançamento.

Ainda que a equipe reconheça o desejo dos fãs por títulos de grande porte, é provável que, num primeiro momento, jogos independentes de menor escala sejam a norma, até que um avanço significativo seja alcançado. No entanto, a ambição da RedoApps permanece elevada. “Nosso plano é começar mirando em títulos indie do PS3, mas, no fim das contas, queremos trazer de volta todos os jogos da era PS3, desde títulos independentes como Cloudberry Kingdom até os grandes sucessos AAA”, revelou Alawi. Ele admitiu que “trazer de volta os títulos AAA para o PS5 provavelmente será brutal por causa da SPU do PS3, mas não impossível”.

Essa novidade representa um desenvolvimento massivo para a comunidade de jogadores e para a preservação de jogos, mesmo que o progresso para alcançar a compatibilidade plena de todo o catálogo do PS3 possa ocorrer em um ritmo mais lento.

Ofertas

1