O universo dos videogames recebeu recentemente “Baby Steps”, o mais novo título que promete seguir a linha de jogos notavelmente desafiadores do aclamado designer Bennett Foddy. Conhecido por obras como “QWOP” e “Getting Over It with Bennett Foddy”, que se tornaram famosas por seus esquemas de controle desajeitados e dificuldade extrema, Foddy se une agora aos desenvolvedores Gabe Cuzzillo e Maxi Boch, da equipe por trás de “Ape Out”, para entregar essa nova experiência. A expectativa em torno de “Baby Steps” é alta, especialmente considerando o histórico de jogos que, apesar de sua complexidade, inspiram comunidades dedicadas de jogadores em busca de superação e speedruns. (via: gamesradar)
No entanto, “Baby Steps” introduz uma particularidade inusitada no que diz respeito à forma como os jogadores interagem com o conteúdo cinematográfico do jogo. Ao contrário da maioria dos títulos, onde pular uma cutscene é um processo simples de apertar um botão, a equipe de desenvolvimento implementou um “plano de contingência” criativo. De acordo com um vídeo divulgado por Cuttyflame e reportado pelo PC Gamer, cada tentativa de ignorar uma sequência cinematográfica em “Baby Steps” se transforma em um mini-game único, exigindo diferentes técnicas para o jogador conseguir acionar o comando de pular.
Entre os desafios apresentados para quem deseja avançar rapidamente pelo enredo, estão mini-games que simulam um ato de equilíbrio, reminiscentes da série “Tony Hawk”, um estilo de pêndulo que exige precisão no timing, e até mesmo um sistema de carregamento de força similar ao de jogos de golfe. Essas variações garantem que pular uma cutscene não seja apenas uma tarefa, mas sim mais uma camada de desafio, mantendo o jogador engajado mesmo em momentos que seriam de passividade em outros jogos.
A verdadeira surpresa, porém, surge após o jogador conseguir pular cerca de 30 cutscenes por meio desses mini-games. O “prêmio” por essa persistência é uma nova sequência cinematográfica, com uma duração impressionante de quase 30 minutos. Esta cena especial, que não pode ser pulada, se revela como uma metalinguagem direta ao próprio ato do jogador de tentar acelerar a experiência.
A longa cutscene mostra Nate e Moose, personagens dublados pelos próprios desenvolvedores Gabe Cuzzillo e Bennett Foddy, respectivamente, em uma conversa descontraída do lado de fora da cabana de Moose. Inicialmente, o diálogo aborda, de forma cômica, o fato de o jogador estar pulando todas as cutscenes, com Nate lamentando essa atitude. Os personagens chegam a especular sobre os motivos que levariam alguém a desconsiderar o trabalho investido nas cenas, levantando hipóteses como a presença de crianças por perto — “talvez eles tenham filhos sentados por perto”, diz um deles, “sim, por causa de todas as piadas e coisas do tipo, você quer dizer?”.
O que começa como uma brincadeira sobre a interação do jogador rapidamente evolui para uma conversa mais espontânea e aparentemente não roteirizada, que preenche os cerca de 25 minutos restantes da cutscene. Durante esse período, Cuzzillo e Foddy, através de seus personagens, divagam sobre uma variedade de tópicos aleatórios. Eles discutem brócolis, o andamento da maratona de “Game of Thrones” de Moose e como a série perde muito sem as surpresas de sua trama. O tema das cutscenes retorna quando Moose menciona que Nate também pula muitas cenas, ao que Nate se defende, argumentando que “você não pode pular em ‘Ghost of Tsushima'”.
A discussão se aprofunda quando eles comentam sobre os jogos da Naughty Dog, uma desenvolvedora conhecida por suas narrativas ricas e cutscenes cinematográficas. Moose aponta que, ao pular as cenas nesses jogos, o jogador não estaria aproveitando plenamente o valor pago pelo produto, já que “isso é a maior parte desses jogos… você não está recuperando muito do preço de compra”. Em seguida, eles conversam especificamente sobre as cutscenes de “Uncharted” e a beleza dos olhos azuis de Chloe Frazer. Moose expressa sua saudade pela franquia, lamentando: “Sinto falta de Uncharted, queria que eles a trouxessem de volta.” Ambos, no entanto, demonstram otimismo em relação a um futuro “Uncharted no Espaço”, elogiando a impressionante animação do personagem vestindo um casaco no trailer de “Intergalactic: The Heretic Prophet”.
Essa longa e peculiar cutscene serve como um testemunho do humor e da abordagem autoral dos criadores de “Baby Steps”, transformando o ato de “punir” o jogador por pular cenas em uma experiência de metalinguagem rica e divertida. Para aqueles que apreciam a irreverência e a originalidade no design de jogos, buscar essa cutscene durante uma segunda jogada, por exemplo, pode se mostrar uma experiência bastante agradável e surpreendente, segundo relatos de quem já a encontrou.