Rainbow Six Siege padece após ataque hacker forçar desligamento

Rainbow Six Siege padece após ataque hacker forçar desligamento

Rainbow Six Siege enfrenta um período de instabilidade significativa após um incidente de hacking em larga escala que resultou na distribuição massiva de moeda virtual no jogo, forçando a Ubisoft a suspender temporariamente o acesso ao título de forma intencional. O ocorrido, que teve seus primeiros desdobramentos notificados em 27 de dezembro, gerou uma série de perturbações na comunidade de jogadores. (via: eurogamer)

Embora a Ubisoft não tenha divulgado muitos detalhes sobre o ataque, relatos de jogadores indicaram que os hackers foram responsáveis por uma série de ações incomuns e disruptivas. Entre elas, destacam-se o banimento e o subsequente desbanimento de milhares de jogadores, a tomada de controle do feed de banimentos exibido no jogo, a concessão de 2 bilhões de créditos e de renome para cada jogador, e o desbloqueio de todas as skins premium sem custo para a base de usuários. Em um dos atos mais peculiares, os hackers baniram dezenas de contas falsas para que os nomes de usuário exibissem, na tela, as letras da música “Billie Jean” de Michael Jackson.

Diante da gravidade do “incidente”, conforme classificado pela editora, a Ubisoft anunciou em 27 de dezembro que “intencionalmente desativou” tanto o acesso a Siege quanto ao seu Marketplace. A medida foi adotada para permitir que a equipe de desenvolvimento se concentrasse na resolução dos problemas. A empresa confirmou que, embora as transações equivocadas estivessem sendo revertidas, “ninguém seria banido por gastar os créditos recebidos” durante o período de anomalia. A Ubisoft também fez questão de lembrar aos jogadores que o contador de banimentos havia sido desativado em uma atualização anterior e que uma onda oficial de banimentos do R6 ShieldGuard, sistema anti-cheat do jogo, ocorreu, mas não estava relacionada a este incidente específico.

Em atualizações posteriores, a equipe de desenvolvimento, comunicando-se através de plataformas como o X/Twitter, informou que um processo de reversão estava em andamento. Após a conclusão dessa etapa, testes de controle de qualidade extensivos seriam executados para garantir a integridade das contas e a eficácia das mudanças implementadas. A empresa reiterou seu foco em restabelecer o acesso dos jogadores ao jogo o mais rápido possível, mas advertiu que o “cronograma não podia ser garantido”, uma vez que o assunto estava sendo tratado com extremo cuidado.

Em 28 de dezembro, a Ubisoft deu início a um “relançamento gradual” do jogo, abrindo o acesso a apenas um pequeno número de jogadores para a realização de testes em tempo real. Os testes foram concluídos em 29 de dezembro, e o acesso foi então restabelecido para toda a comunidade. No entanto, o retorno do jogo não ocorreu sem desafios. Muitos jogadores enfrentaram filas para se conectar aos servidores. A Ubisoft esclareceu que aqueles que não acessaram o jogo durante o período afetado não deveriam notar alterações em suas contas. Contudo, os jogadores que logaram nesse ínterim “podem perder temporariamente o acesso a alguns itens que possuíam”. A empresa garantiu que as investigações e correções para esses casos específicos continuariam pelas próximas duas semanas. O Marketplace, por sua vez, permanece fechado “até novo aviso”.

Em sua comunicação mais recente, a Ubisoft expressou agradecimento pela paciência dos jogadores, reforçando o empenho da equipe em investigar a causa dos problemas e garantir que toda a comunidade possa voltar a jogar Siege.

Apesar dos esforços da empresa, na data da publicação desta reportagem, a página de status do serviço do jogo ainda indicava a persistência de interrupções “não planejadas”. Conectividade, autenticação, loja interna do jogo e o sistema de busca de partidas estavam listados como “degradados” ou em “interrupção total” em todas as plataformas, incluindo PC, PlayStation 5, Xbox Series X/S e sistemas de gerações anteriores. As razões para a persistência desses problemas ainda não foram esclarecidas.

Ofertas

1