A Capcom finalmente pôs fim às especulações que há meses agitavam a comunidade de jogadores, confirmando a presença de Leon Kennedy como um dos protagonistas jogáveis em Resident Evil Requiem. O anúncio oficial ocorreu durante o evento The Game Awards, por meio de um novo trailer que revelou o icônico personagem em ação. Agora, com a informação devidamente divulgada, Akifumi Nakanishi, diretor de Requiem, trouxe detalhes adicionais sobre o papel de Leon e as distinções em sua jogabilidade, que prometem uma experiência multifacetada. (via: thegamer)
A presença de Leon Kennedy em Resident Evil Requiem era, ao longo de 2025, um dos segredos mais mal guardados da indústria dos games. Apesar dos esforços da Capcom em manter o suspense, a comunidade e diversos vazamentos já apontavam para a inclusão do agente. A confirmação nos The Game Awards, portanto, não apenas oficializou o que muitos esperavam, mas também abriu caminho para que Nakanishi discutisse abertamente os aspectos do desenvolvimento envolvendo os dois personagens principais.
Em entrevista concedida ao portal Automaton, cujos pontos foram destacados pela IGN, Akifumi Nakanishi revelou que o tempo de jogo entre Leon e Grace será “quase igualmente dividido”. Esta declaração esclarece rumores anteriores que sugeriam uma disparidade na duração das campanhas de cada personagem, garantindo que os jogadores terão uma experiência equilibrada entre ambos. Segundo o diretor, essa divisão busca oferecer profundidade e variedade à narrativa de Requiem.
Nakanishi também ressaltou que Leon e Grace apresentarão estilos de jogo significativamente distintos, a ponto de ser como “ter dois jogos” dentro de um só. Essa diferenciação não é aleatória; a jogabilidade de Leon é diretamente inspirada em Resident Evil 4, priorizando ação e combate com um foco mais direto. Já as seções de Grace, por sua vez, buscam inspiração nas mecânicas e na atmosfera de Resident Evil 2, sugerindo uma abordagem mais voltada para o terror de sobrevivência, exploração e resolução de enigmas, com uma sensação de vulnerabilidade.
O diretor comparou a estrutura do jogo à de Resident Evil: Revelations, que também alternava entre dois protagonistas, Chris e Jill, para desenvolver sua trama. Em Requiem, a alternância entre Grace e Leon visa criar um ritmo único e dinâmico, segundo o próprio Nakanishi. Ele elaborou sobre essa ideia: “É quase como ter dois jogos com tipos de tensão completamente diferentes misturados. No início, temíamos que os jogadores pudessem não acompanhar, mas agora sentimos que o contraste confere ao jogo um ritmo único, como pular em um banho frio depois de uma sauna quente.”
Essa analogia de “sauna quente e banho frio” ilustra a intenção dos desenvolvedores de proporcionar variações intensas na experiência do jogador, alternando entre momentos de alta tensão e ação e outros de suspense mais focado. A promessa de dois estilos de jogo tão distintos sugere que Resident Evil Requiem buscará cativar tanto os fãs dos títulos mais antigos, com sua atmosfera clássica de terror, quanto aqueles que preferem a jogabilidade mais voltada para a ação dos capítulos recentes da franquia.
A breve amostra da jogabilidade de Leon que foi revelada no trailer de The Game Awards já deixou uma forte impressão, consolidando a expectativa de que o personagem trará uma dinâmica eletrizante ao título. A abordagem de Nakanishi em equilibrar e diferenciar as campanhas de Leon e Grace demonstra uma estratégia para expandir a profundidade do jogo e oferecer múltiplos caminhos para a exploração de seu universo, prometendo justificar os meses de especulação e a espera pela sua revelação oficial. Com a confirmação e os detalhes adicionais, Resident Evil Requiem se posiciona como um dos lançamentos mais aguardados para a comunidade de fãs de survival horror.




