Resident Evil, uma das franquias de terror mais duradouras e aclamadas da história dos videogames, celebra quase três décadas de uma rica narrativa e um universo complexo. Agora, com o próximo lançamento da série principal, Resident Evil Requiem, a Capcom busca harmonizar essa vasta fundação narrativa com a necessidade de atrair novos jogadores, garantindo que o título seja acessível a novatos sem alienar os fãs de longa data. (via: gamesradar)
Masato Kumazawa, produtor do jogo, concedeu uma entrevista ao portal VGC, onde abordou o delicado equilíbrio que a Capcom precisa manter. A desenvolvedora tem o desafio de satisfazer tanto os entusiastas que acompanham a série há décadas quanto de cativar potenciais novos consumidores, uma estratégia crucial para o sucesso comercial de qualquer franquia estabelecida. Kumazawa enfatizou a importância de encontrar um meio-termo, onde a diversão extra derivada de “Easter Eggs” nostálgicos, referências e conexões com a história seja valorizada pelos fãs, mas sem exigir que os recém-chegados precisem fazer um “dever de casa” para compreender plenamente a trama. “Não queremos que as pessoas sintam que precisam estudar para apreciar completamente este jogo”, afirmou o produtor, destacando a intenção de derrubar barreiras de entrada.
Apesar da rica tapeçaria de eventos passados da série, Resident Evil Requiem foi projetado para ser compreendido por todos. Um exemplo dessa abordagem é a menção a Raccoon City, um local icônico no universo de Resident Evil e peça central de eventos cruciais na cronologia da franquia. Kumazawa explicou que, mesmo que um jogador não tenha conhecimento prévio sobre a cidade ou seus incidentes trágicos, ele ainda desfrutará do jogo como uma experiência de terror ambientada em uma cidade em ruínas, compreendendo-o e apreciando-o “100%”. Essa flexibilidade permite que o título funcione como uma porta de entrada autônoma, ao mesmo tempo em que oferece camadas adicionais de significado para aqueles familiarizados com a cronologia da série.
Este desafio não é exclusivo de Resident Evil. Desenvolvedores de qualquer franquia longeva e icônica se veem diante da mesma encruzilhada: como manter a base de jogadores existente e, ao mesmo tempo, oferecer uma experiência de onboarding fluida para curiosos. Resident Evil Requiem busca resolver isso introduzindo uma nova protagonista, Grace Ashcroft, que assumirá o papel central na narrativa. Contudo, Kumazawa garantiu ao VGC que, mesmo com um novo rosto à frente, o jogo incluirá inúmeras referências e “callbacks” ao passado da série. Para os fãs, isso se traduzirá em uma camada extra de imersão e detalhe. “Se você é um fã e vê todas as conexões, os elos de lore e as dicas de fundo, acho que você vai aproveitar 150%, e isso lhe dará esse nível extra de detalhe”, pontuou o produtor. Ele reiterou, porém, que não será necessário conhecer os incidentes específicos ou entender as relações temporais para compreender a essência do jogo.
Uma das grandes incógnitas que paira sobre Resident Evil Requiem diz respeito ao possível retorno de Leon Kennedy, um dos personagens mais queridos e recorrentes da franquia. Embora a Capcom tenha sido clara ao designar Grace Ashcroft como a “nova personagem principal”, a empresa não descartou completamente uma aparição de Leon, seja ele jogável ou não. Essa postura mantém acesa a esperança dos fãs por um vislumbre do agente em meio à nova trama, adicionando um elemento de expectativa ao lançamento.
A indústria de jogos de terror vive um momento efervescente, e a competição é vista como um catalisador para a inovação. O diretor de Resident Evil Requiem, cujo nome não foi especificado na entrevista, demonstrou entusiasmo pelo cenário competitivo ao expressar seu desejo de adquirir e jogar “Silent Hill f”, um dos próximos grandes títulos do gênero. Segundo o diretor, a presença de outros grandes jogos de terror no mercado é benéfica, pois “mantém todos em alerta”, incentivando a busca por excelência e originalidade em cada novo lançamento da Capcom e de outras desenvolvedoras.
Resident Evil Requiem tem data de lançamento marcada para 27 de fevereiro.



