Romeo is a Dead Man parece ápice Suda51 e quer cativar massas

Romeo is a Dead Man parece ápice Suda51 e quer cativar massas

No início de dezembro, a Grasshopper Manufacture, estúdio liderado por Suda51, anunciou que seria a editora de seu próximo jogo, Romeo is a Dead Man. Embora tal anúncio seria notável para qualquer desenvolvedor, ele se mostrou particularmente monumental para a Grasshopper, dada a situação atual em que a empresa se encontra e como isso, sem dúvida, parece estar em desacordo com a ética do estúdio. (via: videogameschronicle)

Romeo is a Dead Man feels like peak Suda51 and Grasshopper, but can it win over the masses?

Em 2021, a desenvolvedora de No More Heroes foi adquirida pela monolítica NetEase Games, a segunda maior empresa de jogos da China, atrás da Tencent. Apesar das garantias da NetEase de que não interferiria no estilo único da Grasshopper, a parceria sempre pareceu incomum para um estúdio conhecido por sua mentalidade “punk rock”. Em uma discussão após o anúncio, Suda51 fez questão de enfatizar que a Grasshopper ainda faz parte da NetEase. No entanto, é, no mínimo, estranho ver uma empresa com tamanha riqueza financeira – especialmente uma que, em 2025, demonstrou um padrão de encerrar as operações de alguns de seus estúdios internacionais adquiridos – optar por não publicar Romeo is a Dead Man, deixando a responsabilidade para a própria Grasshopper.

Romeo is a Dead Man feels like peak Suda51 and Grasshopper, but can it win over the masses?

Se existirem quaisquer problemas internos não confirmados, eles não transparecem no jogo em questão. Durante uma sessão de uma hora na Gamescom, o autor deste texto avaliou Romeo is a Dead Man e saiu convencido de que ele será um dos jogos mais “Grasshopper-like” – no melhor sentido possível – que o estúdio produziu até hoje. Em termos de jogabilidade e tom, o título se posiciona entre No More Heroes e Shadows of the Damned, com uma ênfase maior no primeiro.

Romeo is a Dead Man feels like peak Suda51 and Grasshopper, but can it win over the masses?

A trama apresenta o protagonista Romeo Stargazer, que estava a segundos da morte quando foi salvo por um paradoxo temporal criado por um cientista. Agora, ele trabalha para a divisão Espaço-Tempo do FBI sob o codinome Dead Man. Romeo deve viajar por múltiplos universos em busca dos fugitivos espaciais-temporais mais procurados do FBI, levando-os à justiça. Nesse sentido, a estrutura principal da trama se assemelha muito à dos jogos No More Heroes, nos quais Travis Touchdown precisava subir no ranking da United Assassins Association eliminando os assassinos acima dele.

Romeo is a Dead Man feels like peak Suda51 and Grasshopper, but can it win over the masses?

Enquanto No More Heroes era predominantemente um jogo hack and slash, Romeo is a Dead Man promete maior variedade. Romeo está armado com uma katana, permitindo farta (e cômica) derramamento de sangue com ataques corpo a corpo. Contudo, seu arsenal também inclui uma variedade de armas de fogo, o que significa que a sensação do combate pode alternar entre algo semelhante a No More Heroes ou ao mais focado em tiros Shadows of the Damned, dependendo da arma escolhida.

Romeo is a Dead Man feels like peak Suda51 and Grasshopper, but can it win over the masses?

Acima de tudo, Romeo is a Dead Man não esconde o tipo de jogo que aspira ser. A Grasshopper e Suda51 construíram uma reputação com a criação de jogos hiperviolentos (ainda que de forma mais cômica do que perturbadora) e intencionalmente excêntricos. Este lançamento mais recente vive inequivocamente à altura dessa reputação. Quando um jogo nomeia suas habilidades especiais de “Bastard Skills”, fica claro que nenhum compromisso está sendo feito em relação à sua identidade.

Romeo is a Dead Man feels like peak Suda51 and Grasshopper, but can it win over the masses?

O que resta saber é se essa confiança continuará a se traduzir em uma experiência satisfatória e coerente ao longo de todo o jogo. Suda51 fundou a Grasshopper há 27 anos, e, ao longo dos anos, o que era originalmente considerado um estilo transgressor evoluiu quase para uma linguagem esteticamente familiar, embora que apenas este estúdio possa falar fluentemente. A Grasshopper não pode mais depender apenas de reações de “ha ha, isso é ridículo”. Em um mundo onde inúmeros jogos independentes oferecem enredos e designs peculiares e absurdos, o estúdio também precisa entregar uma jogabilidade que mantenha o jogador engajado muito depois que a novidade da excentricidade do jogo se dissipar.

Felizmente, não demorará muito para descobrirmos. Romeo is a Dead Man tem lançamento previsto para 11 de fevereiro, apropriadamente antes do Dia dos Namorados. Assim, uma análise completa pode ser esperada no VGC no início de 2026. Além de Romeo is a Dead Man, o ano de 2026 promete outros lançamentos aguardados, como 007 First Light, Lego Batman: Legacy of the Dark Knight, Pokémon Champions, Resident Evil Requiem e Wolverine.

Ofertas

1