O renomado escritor polonês Andrzej Sapkowski, criador do aclamado universo de The Witcher, é conhecido por sua franqueza, especialmente quando o assunto é Geralt de Rívia ou, na verdade, qualquer outro aspecto de sua obra. Em uma recente sessão de perguntas e respostas no Reddit (AMA), Sapkowski compartilhou observações contundentes sobre a franquia e sua rica mitologia, incluindo a revelação de que um dos pilares das adaptações para videogame da CD Projekt Red surgiu de um erro que ele próprio preferiria apagar. (via: gamesradar)
Nos jogos de RPG baseados em The Witcher, desenvolvidos pela CD Projekt Red, existe um sistema bem estabelecido de escolas dedicadas ao treinamento de caçadores de monstros. Geralt de Rívia, o protagonista da saga, é oriundo da Escola do Lobo, mas o universo dos games apresenta diversas outras instituições, como as Escolas do Urso e da Víbora, entre outras, cada uma com suas próprias características e ensinamentos. A relevância dessas academias é tamanha que a CD Projekt Red tem apostado fortemente nelas para o vindouro The Witcher 4; o primeiro teaser do RPG, por exemplo, revelou um sigilo misterioso de uma nova escola, ainda não especificada, gerando uma série de especulações entre os fãs sobre sua localização, seus métodos e seu possível impacto sobre Geralt ou o Continente.
No entanto, Sapkowski, o arquiteto original desse mundo, não demonstra qualquer apreço por essas elaborações. Segundo ele, todo esse conceito deriva de uma única linha presente em seu livro O Último Desejo, da qual ele hoje se distancia. “Uma única frase sobre alguma ‘escola do Lobo’ misteriosamente encontrou seu caminho em O Último Desejo. Mais tarde, considerei-a indigna de desenvolvimento e narrativamente incorreta, até mesmo prejudicial à trama”, explicou o autor. Ele acrescentou que, por essa razão, nunca mais incluiu ou fez referência a quaisquer “Gryffindors ou Slytherins de bruxos” em suas obras subsequentes. “Nunca. No entanto, aquela frase foi suficiente. Os adaptadores, particularmente o pessoal dos videogames, apegaram-se à ideia com notável tenacidade e multiplicaram maravilhosamente essas ‘escolas de bruxos'”.
Apesar de seu uso da palavra “maravilhosamente”, o escritor rapidamente esclareceu sua intenção irônica, classificando todo o conceito como “completamente desnecessário”. Infelizmente para Sapkowski, a popularidade dos jogos da CD Projekt Red atingiu um patamar estrondoso, consolidando-se como a iteração definidora de The Witcher para uma vasta parcela do público global. Ele reconhece que essa situação, embora crie muitas possibilidades, também o leva a ponderar sobre a possibilidade de, ele próprio, eliminar a ideia da literatura original.
Em suas reflexões, Sapkowski considera duas abordagens para o futuro de sua obra literária. “Talvez, tomando o caminho de menor resistência, eu apague a frase sobre a ‘escola’ das futuras edições de O Último Desejo. Ou talvez eu queira expandir e esclarecer o assunto de alguma forma em livros subsequentes?”, ele ponderou. Suas considerações se estendem também a outros elementos do universo, como os medalhões de bruxos, sua importância e sua conexão com indivíduos específicos. Para o autor, “há muitas possibilidades, e o céu é o limite” para o que pode vir a explorar.
Considerando as profundas diferenças de visão criativa, torna-se evidente que os fãs não devem esperar grande sobreposição entre a narrativa de The Witcher 4 e os próximos romances de Andrzej Sapkowski. A tensão entre a obra original e suas adaptações continua a moldar o futuro de um dos universos de fantasia mais queridos da atualidade.



