As discussões e expectativas em torno de possíveis remakes ou remasterizações dos aclamados títulos “Sonic Adventure” e sua sequência, “Sonic Adventure 2”, para plataformas modernas, têm sido uma constante entre os fãs da franquia. No entanto, o cenário atual sugere que tais projetos dificilmente se concretizarão, pelo menos enquanto Takashi Iizuka estiver à frente da Sonic Team. (via: thegamer)
Iizuka, o chefe do estúdio responsável pelos jogos do ouriço azul, concedeu uma entrevista à BBC por ocasião do lançamento de “Sonic Racing: CrossWorlds”. Durante a conversa, em um período em que a Sega tem explorado diversos revivals de seus clássicos, como “Crazy Taxi” e “Jet Set Radio”, a possibilidade de remasterizações dos jogos “Sonic Adventure” para um público contemporâneo naturalmente veio à tona.
A resposta de Iizuka foi, para muitos, desanimadora. Ele não apenas afirmou que remakes ou remasterizações de “Sonic Adventure” não estão em desenvolvimento na Sega, mas sua declaração indicou que é improvável que venham a ocorrer. “Em vez de usar todo esse tempo e energia para refazer um jogo que as pessoas já experimentaram, poderíamos fazer um jogo completamente novo”, explicou Iizuka. Ele enfatizou o interesse da equipe em canalizar o mesmo nível de dedicação e esforço para proporcionar uma experiência inédita aos jogadores.
A abordagem da Sega, em certos aspectos, alinha-se à visão de Iizuka. Projetos recentes como “Sonic Frontiers”, por exemplo, apresentaram uma proposta substancialmente diferente do que os fãs estavam acostumados na série Sonic, explorando um mundo aberto e novas mecânicas. Da mesma forma, “Sonic Racing: CrossWorlds” trouxe inovações em relação aos títulos anteriores de corrida do ouriço azul, evidenciando um foco na criação de experiências frescas.
Contudo, a estratégia da Sega em relação às suas propriedades intelectuais não é completamente uniforme, o que gera questionamentos entre os observadores. A empresa já demonstrou disposição para remasterizar e relançar outros jogos da franquia Sonic, tanto os que antecederam “Sonic Adventure” quanto os lançados posteriormente. “Sonic Colors” recebeu tratamento de remasterização, e “Sonic Generations” foi relançado com o acréscimo de “Shadow Generations”, conferindo-lhe um ar de novidade, indo além de uma simples remasterização. Além disso, os clássicos jogos do Sega Genesis são frequentemente compilados e revendidos a cada nova geração de consoles, uma prática que, embora bem-vinda pelos fãs, contrasta com a resistência em relação aos títulos “Adventure”.
Essa aparente inconsistência no tratamento de seus próprios clássicos levanta a questão do porquê “Sonic Adventure” não se encaixa em nenhuma dessas abordagens, seja um remake completo, uma remasterização, ou mesmo um simples port para plataformas atuais. Enquanto Iizuka defende a criação de novas experiências, a empresa tem um histórico de revisitar e relançar seus sucessos de diversas formas.
Os outros projetos da Sega baseados em jogos mais antigos, no entanto, parecem espelhar a essência do argumento de Iizuka. Em vez de lançar uma coleção remasterizada de “Shinobi”, a Sega apresentou “Shinobi: Art of Vengeance”, uma entrada completamente nova na série que tem sido aclamada pela crítica. Essa filosofia também se estende a outras séries clássicas, como “Crazy Taxi” e “Golden Axe”, que estão recebendo novos jogos que, embora enraizados no DNA de suas respectivas franquias, são desenvolvimentos originais em vez de meras revisitações.
Essa estratégia de criar novos jogos que honram a essência dos títulos originais é amplamente apreciada pelos fãs e críticos. A questão que permanece, no entanto, é por que essa mesma fórmula não poderia ser aplicada a “Sonic Adventure”, seja por meio de um novo jogo que capture seu espírito único ou, no mínimo, disponibilizando os jogos originais em consoles modernos, permitindo que novas gerações de jogadores experimentem esses marcos da história do ouriço azul. A decisão da Sega em relação a “Sonic Adventure” continua sendo um ponto de discórdia e expectativa para a comunidade gamer.
                            




