Silent Hill f alcança 1 milhão de vendas e Konami exalta série

Silent Hill f alcança 1 milhão de vendas e Konami exalta série

O mais recente lançamento da aclamada série de terror da Konami, Silent Hill f, alcançou um marco significativo ao vender mais de 1 milhão de cópias em apenas um único dia. O número impressionante considera tanto as vendas físicas quanto as digitais do título. A editora japonesa confirmou a notícia por meio de um comunicado à imprensa e também em sua página japonesa de Silent Hill no X (antigo Twitter), expressando gratidão a “todos que jogaram” por superarem a marca de 1 milhão de unidades distribuídas apenas um dia após sua estreia, em 25 de setembro. (via: ign)

Em sua declaração, a Konami ressaltou a importância desse feito, afirmando que ele “reforça o status da série como uma icônica franquia de horror que continua a ressoar com fãs que anseiam por uma experiência de horror psicológico perturbadora”. A empresa destacou ainda que, “através da lente de Silent Hill f, os jogadores mergulham em uma narrativa assombrosa de Ryukishi07, baseada em uma visão artística ‘bela, porém horrível'”. Este resultado representa uma excelente notícia para os aficionados pelo gênero de terror e para a própria Konami, consolidando um período de sucesso para seus lançamentos recentes. O desempenho de Silent Hill f demonstra que o êxito de Silent Hill 2 Remake – que, de forma semelhante, vendeu 1 milhão de cópias em poucos dias, mas levou até janeiro para ultrapassar 2 milhões de vendas – não foi um evento isolado para a editora.

Silent Hill f transporta os jogadores para o Japão da década de 1960, apresentando uma narrativa envolvente centrada em Hinako Shimizu. Hinako é uma adolescente que se vê pressionada por grandes expectativas, impostas tanto por seus amigos e familiares quanto pela sociedade em geral. A ambientação e a premissa do jogo prometem uma imersão profunda em um cenário distinto e uma trama rica em tensão psicológica, característica da franquia.

A recepção crítica do jogo tem sido positiva, com a IGN, um dos maiores portais especializados em games, concedendo a Silent Hill f uma nota 7 de 10 em sua análise. Em seu parecer, a publicação descreveu o título: “Silent Hill f apresenta um novo cenário fresco para explorar e uma história fascinantemente sombria para desvendar, mas seu combate focado em combate corpo a corpo dá uma guinada grande que não acerta completamente”. A crítica, portanto, apontou a força da ambientação e da narrativa como pilares do jogo, ao mesmo tempo em que sugeriu que a mecânica de combate pode não ter atingido o mesmo nível de excelência.

A comunidade de jogadores e modders já está bastante ativa em torno de Silent Hill f. Diversos entusiastas dedicam-se a aprimorar a experiência do jogo de diferentes maneiras. Alguns mods visam otimizar o desempenho do motor gráfico, introduzir recursos como ray tracing ou oferecer esforços de localização e remoção da interface de usuário (HUD), proporcionando uma imersão visual mais limpa. Outros mods exploram caminhos mais criativos ou utilitários, como a adição de trapaças, a personalização de Hinako com uma aparência inspirada nos Shibito — criaturas icônicas de outro famoso título de terror japonês — ou até mesmo a remoção da tradicional névoa que caracteriza a série Silent Hill, alterando significativamente a atmosfera visual.

É importante esclarecer que Silent Hill f não é uma sequência direta de nenhum dos jogos Silent Hill anteriores. Sua trama é completamente independente da série principal, o que significa que novos jogadores podem mergulhar na experiência sem a necessidade de conhecimento prévio sobre a mitologia da franquia. O título oferece uma história autônoma, desenvolvida para ser apreciada por si só.

Uma questão que tem gerado debates acalorados entre os fãs de Silent Hill é se o jogo se encaixa na categoria “soulslike”, um subgênero conhecido por sua alta dificuldade e mecânicas de combate específicas. Contudo, em uma entrevista recente concedida à IGN, a Konami fez questão de enfatizar que o jogo não é um “soulslike”, expressando inclusive um certo grau de frustração com a persistência dessa discussão. A editora reafirma, assim, a identidade do jogo dentro do horror psicológico, distanciando-o das características típicas dos títulos “soulslike”. O sucesso inicial de Silent Hill f e a efervescência de sua comunidade demonstram o contínuo interesse pela franquia e sua capacidade de reinventar-se, oferecendo novas e perturbadoras experiências aos seus admiradores.

Ofertas

1