O universo de Carmageddon, uma das franquias mais icônicas de combate veicular, está de volta com o anúncio de um novo título derivado. A desenvolvedora 34BigThings revelou esta semana, durante o evento PC Gaming Show: Most Wanted, o próximo capítulo da série: Carmageddon: Rogue Shift. O jogo trará uma abordagem roguelite à aclamada saga, combinando a ação e o caos característicos dos títulos originais com elementos de progressão e desafios cíclicos. (via: playstationlifestyle)
Os fãs não precisarão esperar muito para pilotar suas máquinas de destruição novamente. Carmageddon: Rogue Shift tem lançamento previsto para o início de 2026 e estará disponível em todas as principais plataformas de jogos. Um trailer de anúncio já foi divulgado, dando uma prévia da jogabilidade frenética que os jogadores podem esperar.
A proposta central de Rogue Shift é mergulhar os jogadores em múltiplas corridas, cada uma oferecendo uma experiência única. O game contará com 15 veículos distintos, todos passíveis de aprimoramento, permitindo que os pilotos personalizem suas máquinas para enfrentar os desafios. Uma das características fundamentais do gênero roguelite é a ideia de que cada falha torna o jogador mais forte, e Carmageddon: Rogue Shift abraça esse conceito. A cada nova tentativa, são abertas diferentes oportunidades para experimentar as mais de 80 vantagens (perks) disponíveis no jogo.
A campanha roguelite de Rogue Shift promete mapas de eventos com ramificações, desafios dinâmicos e um sistema de progressão permanente entre as corridas. Isso significa que, mesmo após uma derrota, os jogadores manterão certos avanços, podendo desenvolver um carro extremamente poderoso ao longo do tempo.
Além dos elementos roguelite, o jogo incorpora uma série de recursos robustos que enriquecem a experiência de combate veicular. Os 15 veículos atualizáveis vão desde tanques robustos até carros esportivos ágeis, cada um com sua própria dirigibilidade e peso específicos, oferecendo diversidade tática. O arsenal é vasto, com 13 classes de armas que incluem escopetas, lançadores de mísseis, lasers e canhões de trilho, garantindo uma variedade de formas para aniquilar os adversários.
As mais de 80 vantagens permitem que os jogadores criem sinergias poderosas, transformando seus veículos em verdadeiras máquinas de extermínio. O ambiente de jogo também será dinâmico, com um sistema de clima e ciclo dia-noite que influencia a jogabilidade, introduzindo ruas molhadas pela chuva, emboscadas em meio ao nevoeiro e enxames de zumbis durante a noite. Os jogadores enfrentarão batalhas contra elites e chefes, incluindo “enforcers” corrompidos, “Wasteds” supermutantes e máquinas de guerra monstruosas. A progressão permanente será gerenciada através de “Beatcoins”, uma moeda que pode ser gasta no Mercado Negro para desbloquear novos carros, armas e vantagens entre as corridas.
Giuseppe Enrico Franchi, diretor de jogo, expressou entusiasmo com o projeto. “Estamos trazendo algo novo para a franquia e para o gênero de corrida”, afirmou. “Carmageddon significa explorar, experimentar, pintar as ruas de vermelho e amassar os oponentes. Queremos que nossos jogadores se adaptem, aprimorem e liberem a destruição sobre hordas de zumbis com alegria ao volante de uma máquina assassina. Rogue Shift vai impactar tanto aqueles que se lembram com carinho da série lendária quanto aqueles que a estão descobrindo pela primeira vez — reacendida, reinventada e mais emocionante do que nunca.”
A franquia Carmageddon tem uma longa história, remontando ao seu lançamento original em 1997. Conhecida por seu combate veicular visceral, os jogos da série desafiam os jogadores a correr contra outros veículos em diversos cenários, com o objetivo principal de causar o máximo de dano possível aos carros inimigos. A série teve duas sequências, lançadas em 1998 e 2000, e uma versão mobile em 2005. Um reboot chegou a ser planejado para 2015, mas o projeto acabou não sendo lançado. Com Carmageddon: Rogue Shift, a 34BigThings busca revigorar o legado da franquia com uma proposta inovadora e cheia de adrenalina.



