A Amazon Prime Video confirmou o início das filmagens da série live-action de “Tomb Raider” para 19 de janeiro de 2026. A adaptação da franquia de videogame terá Sophie Turner como Lara Croft, informação confirmada pela Amazon MGM Studios. O anúncio oficializa a participação de Turner, confirmando os rumores, após a aprovação da série pela Prime Video em maio do mesmo ano. O desenvolvimento da série havia sido reportado em janeiro de 2023.
Sophie Turner rapidamente se tornou um nome conhecido quando Game of Thrones se tornou um fenômeno da cultura pop. Ela interpretou a jovem Sansa Stark em todas as oito temporadas de Monolith, da HBO. Sophie também estrelou como Jean Grey em dois filmes dos X-Men.
Phoebe Waller-Bridge continua como criadora, roteirista e produtora executiva. Chad Hodge junta-se à equipe como produtor executivo e co-showrunner ao lado de Waller-Bridge, enquanto Jonathan van Tulleken assume a direção e também a produção executiva.
“Estou muito animada para anunciar a formidável Sophie Turner como nossa Lara, ao lado dessa equipe criativa fenomenal”, declarou Waller-Bridge. “Não é muito frequente você conseguir fazer um show dessa escala com um personagem que você amava quando criança. Todos a bordo são apaixonados pela Lara e são tão extraordinários, corajosos e hilários quanto ela. Tirem seus artefatos… Croft está chegando…”
Turner é a mais recente atriz de grande destaque a assumir o papel de Croft, anteriormente interpretada por Angelina Jolie e Alicia Vikander no cinema.
“Estou emocionada além da conta por interpretar Lara Croft”, acrescentou Turner. “Ela é uma personagem icônica, que significa muito para muitas pessoas – e estou dando tudo de mim. São sapatos enormes para preencher, seguindo os passos de Angelina e Alicia com suas performances poderosas, mas com Phoebe no comando, nós (e Lara) estamos em boas mãos. Mal posso esperar para que todos vocês vejam o que estamos preparando.”
A série tem produção executiva da Crystal Dynamics; Waller-Bridge e Jenny Robins via Wells Street Productions; Dmitri M. Johnson, Mike Goldberg e Timothy I. Stevenson da Story Kitchen; Michael Scheel; Hodge; van Tulleken; e Legendary Television. A produção é da Story Kitchen, Crystal Dynamics e Amazon MGM Studios. Waller-Bridge atualmente possui um contrato global com a Amazon MGM Studios. A série “Tomb Raider” foi desenvolvida sob um acordo entre a Crystal Dynamics e a Amazon MGM Studios, por meio de um acordo de primeira opção da Story Kitchen com o estúdio para desenvolver outras histórias de “Tomb Raider” em séries e filmes.
“Lara Croft é uma das personagens de videogame mais reconhecíveis e icônicas de todos os tempos”, disse Vernon Sanders, chefe de televisão global da Prime Video & Amazon MGM Studios. “Estamos emocionados de ter a maravilhosamente talentosa Sophie Turner dando vida a essa personagem, definida por sua coragem, força e determinação inabalável. Liderada pela brilhante Phoebe Waller-Bridge, esta série irá honrar o amado legado de ‘Tomb Raider’ enquanto entrega novas aventuras aos fãs em todo o mundo.”
Hodge tem como créditos recentes os roteiros dos filmes “Solteiro por Encomenda” e “As Mentes Mais Negras”, além da série de TV “Good Behavior”. Ele também criou séries como “Wayward Pines”, “The Playboy Club” e “Runaway”. Van Tulleken dirigiu episódios de “Shogun”, “Dope Thief”, “Upload” e “Top Boy”.
O desenvolvimento da série acontece em meio a recentes demissões na Crystal Dynamics, segundo informações da Deadline, e insere-se num acordo que inclui um contrato de primeira opção com a Story Kitchen para o desenvolvimento de futuras histórias de Tomb Raider em séries ou filmes. Esta não é a primeira incursão da Amazon em adaptações de IPs de videogame, com resultados variados, desde projetos menos bem-sucedidos, como a série de Yakuza, até adaptações com grande expectativa, como a segunda temporada de Fallout.



