O cenário global dos videogames encerrou o ano com uma série de anúncios e desenvolvimentos notáveis, desde atualizações inesperadas para títulos consagrados até projeções financeiras impressionantes e declarações sobre o futuro de grandes franquias. Enquanto alguns jogadores enfrentavam interrupções em serviços como Arc Raiders e Steam, o noticiário trouxe novidades que movimentaram a comunidade. (via: kotaku)
Um dos destaques foi a atualização surpresa para a popular simulação de fazenda em pixel art, Stardew Valley, na plataforma Switch 2. Esta nova versão, que custa $15, é disponibilizada gratuitamente para aqueles que já possuíam o jogo. A atualização introduz melhorias significativas, como suporte a controle de mouse, a possibilidade de cooperativo local em tela dividida para até quatro jogadores, e suporte para até oito jogadores online. Adicionalmente, o recurso Game Share permite que amigos joguem juntos em diferentes consoles Switch localmente, mesmo que apenas um deles possua o título.
No entanto, a versão para Switch 2 também apresentou problemas inesperados. Usuários relataram erros ao tentar se conectar ao modo multiplayer online e falhas no consumo correto de recursos durante a criação de itens. O desenvolvedor do jogo utilizou a plataforma X para se manifestar sobre a situação, afirmando: “Estou ciente de que existem alguns problemas com a edição do Nintendo Switch 2 que acabou de ser lançada. Assumo total responsabilidade por este erro. Corrigiremos isso o mais rápido possível.” Para aqueles que não conseguem visualizar a versão atualizada na eShop, a recomendação é excluir o jogo e reinstalá-lo. Apesar da constante dedicação a Stardew Valley, o próximo projeto de ConcernedApe, intitulado Haunted Chocolatier, está previsto para ser lançado nos próximos anos.
Outro ponto de grande interesse é o simulador espacial Star Citizen, que, segundo relatos da PC Gamer, está a caminho de ultrapassar a marca de $1 bilhão em financiamento em 2026. Atualmente, o projeto já acumulou $927.641.376, provenientes de mais de 6 milhões de jogadores. Esse montante supera os orçamentos combinados de muitos grandes lançamentos de jogos de alto impacto, resultado de uma combinação de crowdfunding e microtransações. Apesar do impressionante sucesso financeiro, a data de lançamento da aguardada campanha single-player do jogo permanece incerta. O diretor Chris Roberts projetou que a versão 1.0 do jogo poderá ser lançada entre 2027 e 2028.
No campo dos jogos de grande franquia, Marvel Rivals reafirmou seu compromisso com a comunidade. Danny Koo, produtor executivo do título, concedeu uma entrevista à Den of Geek na qual enfatizou os planos ambiciosos da equipe. “2025 foi mais um período de aquecimento para nós”, declarou Koo. “No próximo ano, teremos planos maiores. Não vamos desacelerar. Já planejamos mais de um ano à frente e mal posso esperar para que nossos jogadores vejam.”
Ainda sobre grandes lançamentos, o preço de Grand Theft Auto 6 (GTA 6) tem sido objeto de especulação. Mike York, ex-animador da Rockstar, compartilhou sua visão com a Esports Insider, afirmando que não acredita que o valor do jogo atingirá $100. York projeta que o título será lançado por volta de $70, o que ele considera um preço padrão para lançamentos normais. Ele argumentou que a Rockstar Games venderá tantas cópias do jogo que não precisará ser “gananciosa” e cobrar um preço mais alto.
Para os entusiastas de modificações, o épico de mundo aberto Red Dead Redemption 2 recebeu uma nova funcionalidade graças a um mod criado pelo usuário Saul0097, conforme divulgado por TheGamer. A modificação permite que os personagens lavem a lama, o suor e o sangue de seus rostos e roupas em qualquer corpo d’água presente no vasto cenário do jogo, adicionando um pequeno, mas significativo, elemento de imersão.
Complementando o panorama noticioso, vazamentos recentes indicam que os jogos da décima geração de Pokémon podem estar se encaminhando para um estilo mais aberto e focado em escolhas, similar ao visto em “Assassin’s Creed Odyssey”. Por fim, os desenvolvedores de “Clair Obscur: Expedition 33” anunciaram um posicionamento claro sobre seu processo criativo, declarando que seus futuros jogos serão produzidos exclusivamente por seres humanos.



