Um ex-desenvolvedor sênior da Bethesda, Bruce Nesmith, ofereceu suas impressões sobre o controverso jogo Starfield, afirmando que o título teria sido recebido de maneira diferente caso tivesse sido lançado por outro estúdio. Em entrevista ao portal FRVR, Nesmith, que atuou como designer de sistemas em Starfield, reconheceu que o RPG de ficção científica “não está no mesmo calibre” de outras franquias aclamadas da Bethesda, como The Elder Scrolls e Fallout, mas insistiu que ainda se trata de “um ótimo jogo”. (via: ign)
Nesmith, que deixou a Bethesda aproximadamente um ano antes do lançamento de Starfield, em setembro de 2023, declarou que, embora o jogo não alcance o patamar de “Fallout ou Skyrim, ou Elder Scrolls, melhor dizendo”, ele o considera um bom título. O desenvolvedor expressou orgulho pelo trabalho que realizou e pela contribuição de seus colegas. Ele destacou que, quando “o estúdio que te deu Skyrim e Fallout faz um jogo espacial”, surgem certas “expectativas” que, segundo ele, não foram plenamente atendidas. “Se o mesmo jogo tivesse sido lançado por uma empresa que não fosse a Bethesda, a recepção teria sido outra”, enfatizou Nesmith.
Starfield marcou um momento significativo para a Bethesda, sendo sua primeira nova propriedade intelectual em 25 anos. Contudo, seu lançamento em setembro de 2023 não alcançou o mesmo nível de aclamação de títulos anteriores do estúdio nas franquias Fallout e The Elder Scrolls. A expansão “Shattered Space”, lançada um ano depois, em setembro de 2024, recebeu uma avaliação de usuários predominantemente negativa na plataforma Steam. Apesar disso, Starfield atingiu a marca de 15 milhões de jogadores.
Desde o lançamento, a questão sobre um possível abandono do jogo pela Bethesda em favor de suas outras franquias tem sido um tema recorrente. Em junho de 2024, a Bethesda reafirmou seu compromisso em dar suporte a Starfield, confirmando a produção de pelo menos mais uma expansão de história após “Shattered Space”. Em uma entrevista ao canal MrMattyPlays no YouTube, Todd Howard, da Bethesda Game Studios, expressou a intenção da desenvolvedora de lançar uma expansão de história anualmente, “esperançosamente por muito tempo”.
No entanto, essa meta não se concretizou. Em agosto, foi reportado que a segunda expansão de Starfield e a aguardada versão para PlayStation 5 foram adiadas para 2026, uma decisão que se seguiu à fraca recepção de “Shattered Space”.
Ao analisar os pontos de melhoria, Nesmith apontou a dependência de Starfield na geração procedural como um dos problemas centrais. Para ele, a falta de viagem espacial em tempo real não era inerentemente entediante, mas o verdadeiro problema residia na monotonia dos planetas gerados. “Quando os planetas começam a parecer muito iguais e você não sente mais a empolgação neles, é aí que a coisa desmorona para mim”, explicou. Outra decepção para Nesmith foi o fato de que, em grande parte, os únicos inimigos sérios enfrentados eram pessoas. Ele notou a presença de “muitas criaturas alienígenas legais”, mas as comparou aos lobos em Skyrim: “eles estão lá, não contribuem, você não tem a variedade de oponentes sérios que geram histórias”.
A Bethesda, por sua vez, confirmou planos para aprimorar a jogabilidade espacial de Starfield, visando “tornar as viagens mais recompensadoras”. Fragmentos de código obtidos via datamine sugerem que a desenvolvedora trabalha em uma experiência de viagem espacial mais simplificada. Com base nessas informações, os jogadores poderão viajar entre planetas dentro do mesmo sistema, mas não será possível voar diretamente entre sistemas nem decolar da superfície de um planeta para a órbita de forma ininterrupta, como ocorre em jogos como No Man’s Sky.
Em um vídeo recente sobre sua carreira, Tim Lamb, outro desenvolvedor veterano da Bethesda, confirmou que o estúdio tem se dedicado à jogabilidade espacial de Starfield e que uma nova história em DLC está a caminho. Lamb expressou entusiasmo para que os jogadores “vejam o que as equipes têm trabalhado”, mencionando “coisas legais chegando”, incluindo atualizações gratuitas e recursos solicitados pela comunidade, além de uma nova expansão de história. Ele detalhou que parte da equipe está focada em aprimorar a jogabilidade espacial para tornar as viagens mais satisfatórias, além de adicionar novos sistemas de jogo e “algumas outras pequenas delícias”. Lamb também mencionou conteúdos interessantes que virão de criadores verificados, agradecendo o apoio e entusiasmo da comunidade.
No mês passado, a Bethesda provocou a comunidade com a possibilidade de novo conteúdo para Starfield. Fãs notaram uma mensagem oculta em um vídeo divulgado nas redes sociais para celebrar o aniversário de dois anos do jogo, interpretando-a como um indício de futuras novidades.



