O lançamento de Hollow Knight: Silksong, em 4 de setembro, para PlayStation, Xbox, PC e Nintendo Switch, gerou debates acalorados entre os jogadores. Apesar de ser um título indie, a expectativa pelo jogo foi comparável à de grandes lançamentos como Grand Theft Auto 6 e The Elder Scrolls 6. No entanto, uma das principais discussões em torno do jogo se centra no aumento significativo da dificuldade em comparação com o Hollow Knight original. Como resposta às críticas, a Team Cherry, desenvolvedora do jogo, lançou uma atualização que reduziu “ligeiramente” a dificuldade de duas batalhas contra chefes no início do jogo. (via: gamerant)
Apesar da atualização, muitas reclamações persistiram. Em entrevista durante a ACMI Game Worlds Exhibition, relatada pelo site Dexerto, a Team Cherry explicou o motivo do aumento da dificuldade. Ari Gibson, da desenvolvedora, afirmou que a diferença se deve principalmente à nova protagonista, Hornet. “Hornet é inerentemente mais rápida e habilidosa que o Cavaleiro – então, até mesmo os inimigos básicos tiveram que ser mais complexos, mais inteligentes”, explicou Gibson.
A Team Cherry reconhece que Silksong é mais complexo que seu antecessor, mas destaca a liberdade de escolha oferecida aos jogadores. “O importante para nós é permitir que você se afaste do caminho principal”, disse Gibson. “Um jogador pode seguir diretamente até a conclusão, enquanto outro pode desviar constantemente, encontrando outras coisas e rotas.” A desenvolvedora ainda explica que a dificuldade dos chefes pode ser mitigada por meio de exploração, aprendizado ou mesmo “contornando completamente o desafio”.
Sobre a protagonista Hornet, William Pellen da Team Cherry, esclareceu que o objetivo foi adaptar os inimigos ao nível de habilidade dela, e não reduzir suas capacidades. “O guerreiro-formiga básico é construído com o mesmo conjunto de movimentos que a Hornet chefe no jogo original”, disse Pellen. Ele comparou Hornet ao Cavaleiro, protagonista do primeiro jogo: “O mesmo conjunto básico de investidas, saltos e investidas descendentes, além da capacidade de esquivar e contra-atacar. Em contraste com os inimigos do Cavaleiro, os inimigos da Hornet precisavam ter mais maneiras de alcançá-la enquanto ela tenta se afastar”.
Apesar da controvérsia sobre a dificuldade, Silksong parece ter superado em muito o sucesso de seu antecessor. Poucas horas após o lançamento, o jogo quebrou o recorde de jogadores simultâneos de Hollow Knight (2017). Em 6 de setembro, apenas dois dias após o lançamento, Hollow Knight: Silksong atingiu o pico de mais de 587.000 jogadores simultâneos no Steam. Para comparação, o recorde de Hollow Knight foi de apenas 95.655 jogadores, alcançado em 7 de setembro.