A expectativa em torno de Hollow Knight: Silksong, a tão aguardada sequência do aclamado Hollow Knight, é enorme, especialmente considerando a reputação de seu antecessor pela desafiadora curva de dificuldade. Contudo, informações recentes sugerem que o jogo poderia ter sido ainda mais exigente em sua fase de desenvolvimento do que será em sua versão final. Matt Trobbiani, que atuou como dublador e testador de Silksong para a Team Cherry, revelou que, em certo estágio, diversos encontros no título eram consideravelmente mais difíceis do que a versão que será lançada ao público. (via: gamesradar)
Em declarações concedidas ao portal Dan Allen Gaming, Trobbiani detalhou sua dupla participação no projeto. Além de ser a voz por trás do chefe Trobbio, ele teve a oportunidade de testar o jogo durante seu processo de desenvolvimento, atuando diretamente na área de garantia de qualidade (QA). Nesse período, enfrentou uma série de inimigos e observou que várias mecânicas e ataques que os jogadores poderiam sofrer, conhecidos como “debuffs”, foram ajustados após seu período de testes.
“Foram quase inteiramente ‘nerfs’ aplicados aos chefes com os quais me deparei”, afirmou Trobbiani, utilizando o termo da indústria de games para designar o enfraquecimento de um elemento do jogo. Ele complementou, taxativo: “Era muito mais difícil quando eu o joguei.” Entre os adversários que ele enfrentou, estava o próprio Trobbio. No entanto, o dublador e testador acredita que a batalha contra este chefe em particular não sofreu alterações substanciais em comparação com a versão que ele testou. “Sua luta estava praticamente a mesma quando cheguei a ela”, acrescentou.
Para um título como Silksong, onde a complexidade e a dificuldade são elementos centrais do apelo, atraindo jogadores que não apenas esperam, mas anseiam por um desafio, encontrar o equilíbrio certo é crucial. A Team Cherry, desenvolvedora responsável pelo jogo, tem mostrado um compromisso contínuo com aprimoramentos. “Nerfs” (enfraquecimentos) e correções de bugs têm sido partes regulares das atualizações divulgadas até o momento. Essa abordagem reflete a metodologia da equipe de usar o feedback da comunidade e dos testadores para moldar a jornada da protagonista Hornet, visando entregar o jogo que a comunidade de fãs tanto deseja.
A singularidade da participação de Trobbiani, tanto como dublador quanto como testador, levanta a questão de como ele acabou assumindo ambos os papéis. Ele recorda que o convite surgiu de uma maneira descontraída e direta. “Eles disseram que tinham um personagem e estavam pensando em nomeá-lo Trobbio, e perguntaram se eu poderia fazer a voz”, contou. A resposta de Trobbiani foi imediata e entusiasmada: “Eu obviamente disse, ‘Sim, claro! Isso parece muito divertido!'” Esse processo ilustra a atmosfera colaborativa e, por vezes, informal, que pode permear o desenvolvimento de games, especialmente em estúdios com equipes mais enxutas.
As revelações de Matt Trobbiani oferecem um vislumbre fascinante dos bastidores do desenvolvimento de Hollow Knight: Silksong. Elas reforçam a ideia de que o processo de criação de um jogo é dinâmico e iterativo, com inúmeros ajustes e revisões para garantir a melhor experiência possível ao jogador. A busca incessante por um equilíbrio entre o desafio e a diversão é um testemunho da dedicação da Team Cherry em entregar um produto à altura da imensa expectativa gerada por seu antecessor, garantindo que a aventura de Hornet seja memorável para milhões de fãs em todo o mundo.



