O lançamento recente de Fallout 4: Anniversary Edition gerou um misto de expectativas e frustrações entre os fãs da aclamada franquia pós-apocalíptica. Embora a edição comemorativa tenha sido disponibilizada, o que grande parte da comunidade realmente aguardava era o anúncio de remasters para dois de seus títulos mais queridos: Fallout 3 e Fallout: New Vegas. A expectativa é especialmente alta para o primeiro, dado que a versão remasterizada de Fallout 3 é tida como em desenvolvimento há algum tempo. (via: thegamer)
Todd Howard, diretor e produtor executivo da Bethesda Game Studios, abordou indiretamente essas especulações em uma entrevista concedida durante a promoção da próxima temporada da série Fallout. Embora Howard não tenha confirmado explicitamente o desenvolvimento de remasters para os jogos, ele também não negou a possibilidade, adotando uma postura que manteve a esperança acesa entre os jogadores.
Segundo o executivo, a equipe está plenamente ciente do desejo dos fãs por essas novas versões. “Entendemos, certo? Vemos todos esses comentários”, afirmou Howard à Dexerto. Ele acrescentou que a Bethesda “está trabalhando em um monte de coisas” e que a equipe “aguarda ansiosamente pelo dia” em que poderá revelar os projetos em que estão engajados. Essa declaração, embora genérica, foi vista como um sinal de que os anseios da comunidade não estão sendo ignorados.
Howard, com o que muitos consideram um eufemismo, explicou que prefere esperar até que haja uma grande revelação e “muito a mostrar” antes de anunciar formalmente qualquer projeto. Essa abordagem não é nova para os fãs da Bethesda. Observadores de longa data da empresa conhecem bem essa estratégia, evidenciada pela escassez de informações sobre The Elder Scrolls 6, que foi confirmado em 2018, mas desde então não recebeu nenhuma atualização substancial. Da mesma forma, o futuro de Fallout 5 permanece nebuloso, com a única certeza de que seu desenvolvimento só terá início após o lançamento de The Elder Scrolls 6.
O diretor também expressou sua preferência por situações em que os jogadores experimentam um jogo sem ter muito conhecimento prévio sobre ele. Este foi o caso do remaster de Oblivion, lançado “de surpresa” no início deste ano, pegando a comunidade de surpresa. Este método de lançamento, conhecido como “shadowdrop”, implica na disponibilização repentina do jogo, sem anúncios prévios em grandes eventos.
Com base nesta filosofia e no precedente de Oblivion Remastered, é razoável supor que, caso os remasters de Fallout 3 e New Vegas realmente estejam em produção, eles também poderiam ser lançados de forma inesperada. Isso significaria que os fãs provavelmente não ouvirão qualquer menção a eles em grandes vitrines como o The Game Awards, mantendo o suspense até uma eventual liberação.
Um detalhe importante que reforça a crença na existência de Fallout 3 Remastered é que sua presença já havia vazado ao lado de Oblivion Remastered em 2023. Este vazamento, que antecipou a remasterização de um clássico da Bethesda, conferiu maior credibilidade à expectativa em torno de Fallout 3.
No geral, é notável a postura de Todd Howard de reconhecer abertamente o clamor dos fãs por esses títulos mais antigos, em vez de simplesmente direcionar a atenção para jogos como Fallout 4 ou Fallout 76. A atitude sugere um esforço para que a comunidade se sinta ouvida e para manter vivos os jogos clássicos de Fallout na mente dos jogadores, alimentando a esperança por suas versões revitalizadas.



