Tonda Ros garante que Blue Prince nunca terá uma sequência

Tonda Ros garante que Blue Prince nunca terá uma sequência

Em uma revelação que pode surpreender a comunidade de jogadores, Tonda Ros, o visionário criador de Blue Prince, anunciou que não há planos para desenvolver uma sequência de seu aclamado título. A notícia foi confirmada em entrevista concedida no mês passado, onde Ros descartou categoricamente a possibilidade de um Blue Prince 2, assim como a criação de sequências para quaisquer futuros projetos que venha a desenvolver. (via: ign)

O desenvolvedor expressou um forte apreço pela originalidade e pela natureza autônoma de suas criações. “Posso dizer que nunca farei uma sequência do meu trabalho porque adoro criar algo independente e depois partir para algo completamente diferente”, afirmou Ros durante a entrevista. Essa filosofia aponta para uma trajetória profissional focada na inovação e na experimentação contínua, em vez de revisitar universos já estabelecidos.

Com relação aos seus próximos passos, Ros indicou que seus futuros jogos provavelmente não se enquadrarão nos mesmos gêneros de Blue Prince. Ele planeja uma abordagem de “mistura”, explorando diferentes conceitos e incorporando elementos de seus diversos interesses pessoais. Apesar da mudança de direção, o criador espera que seu trabalho subsequente mantenha uma certa familiaridade para os fãs, especialmente no que diz respeito a aspectos técnicos que se mostraram bem-sucedidos em Blue Prince. “Vocês começarão a ver sobreposições com alguns dos meus interesses. Então, será familiar, e espero que, inadvertidamente, eu leve adiante coisas que realmente funcionaram com Blue Prince em termos de aspectos técnicos”, explicou.

Uma das maiores ressalvas de Ros em relação a projetos futuros é a utilização de gráficos 3D. Ele revelou uma hesitação significativa em embarcar em outro jogo tridimensional, citando a extrema dificuldade enfrentada durante o desenvolvimento de Blue Prince, seu primeiro título nesse formato. O criador expressou arrependimento por não ter optado por um jogo 2D, estimando que o projeto poderia ter sido concluído em cerca de cinco anos, em vez dos oito anos que foram necessários para Blue Prince. “Sou hesitante em fazer outro jogo 3D porque, para o meu primeiro jogo, o 3D foi muito difícil. Eu realmente gostaria de ter feito um jogo 2D. Provavelmente conseguiria ter feito em cinco anos em vez de oito”, desabafou Ros.

Apesar do desejo de alguns fãs por respostas a mistérios não solucionados do jogo, Tonda Ros também indicou que não haverá mais atualizações substanciais para Blue Prince após a próxima, que será a “atualização final”. Sua postura reflete uma preferência por entregar jogos que ele considera completos e definidos. “Eu amo jogos completos”, disse ele, “e adoro quando algo está definitivamente pronto. Por isso, fiz o meu melhor para incluir tudo no jogo no lançamento, pois era algo que eu realmente queria. Não queria ficar atualizando isso eternamente”.

Os jogadores precisarão exercitar a paciência para descobrir qual será o próximo empreendimento de Tonda Ros. O desenvolvedor ainda espera dedicar-se a Blue Prince de pequenas maneiras por cerca de um ano, finalizando a atualização prometida, corrigindo bugs e realizando outros ajustes. Considerando que o desenvolvimento de Blue Prince levou aproximadamente oito anos, a criação de um projeto completamente novo exigirá um período considerável, somando-se ao tempo já dedicado ao seu título atual.

Blue Prince recebeu uma recepção calorosa da crítica especializada, incluindo uma nota de 9/10 na análise da IGN. O crítico da plataforma destacou o impacto do jogo, escrevendo: “Se The Witness, Portal e Myst já estão gravados no Monte Rushmore dos jogos de quebra-cabeça em primeira pessoa, não me surpreenderia ver Blue Prince esculpido ao lado deles em breve”.

As informações foram originalmente divulgadas em reportagem assinada por Rebekah Valentine, repórter sênior da IGN.

Ofertas

1