Warframe inova com poderes supremos estilo anime e Final Fantasy

Warframe inova com poderes supremos estilo anime e Final Fantasy

Warframe, o popular MMORPG de ação e ficção científica, aproxima-se de um marco significativo com o lançamento da atualização “The Old Peace”. Esta nova fase permitirá aos jogadores revisitar memórias cruciais de sua história, introduzindo reviravoltas narrativas, novas armas para colecionar e oportunidades de romance com personagens. O grande destaque, contudo, são as “Tauron Strikes”, um conjunto de habilidades definitivas. (via: eurogamer)

Esses poderes supremos emergem dos artefatos Tetkolyst, uma nova categoria de armamento que proporciona ataques cinematográficos para cada uma das seis escolas de foco do jogo. Fãs de Warframe já tiveram um vislumbre de um desses golpes na Tennocon deste ano: uma gigantesca espada. Outras habilidades prometem ser igualmente impressionantes, incluindo uma que evoca o icônico Kamehameha.

Para entender a concepção e o impacto dessas inovações, o portal Eurogamer entrevistou Rebecca Ford, diretora de Warframe. Ford revelou que a ideia de grandes ataques definitivos surgiu de seu desejo por “ultimates” inspiradas em animes para as escolas de foco, que culminassem seus traços distintivos. O conceito foi discutido em fevereiro, com o diretor de design, Pablo, questionando o que a equipe buscava. Ford respondeu: “Uma espada gigante. Como conseguimos uma espada gigante?”, descrevendo as habilidades como “uma colher de chá de destreza de combate concentrada.”

As influências em animes são claras, com referências a títulos como Final Fantasy e “Jojo’s Bizarre Adventure” mencionadas. Ford detalhou as inspirações para cada escola: Naramon, focada no combate corpo a corpo, alinhou-se facilmente com a ideia da espada gigante. A equipe também criou o arco e flecha para uma escola. Para Vazarin, a escola de cura, um cajado inspirado em “Frieren” foi escolhido. Um martelo gigante foi adicionado pelo seu apelo universal. Zenurik, com seu ataque de raio de energia (um Kamehameha), precisava de um condutor; um designer sugeriu um livro, um tomo, que se tornou o meio para o ataque, numa sutil referência a Grimoire Weiss de “Nier: Replicant”.

Sobre a integração tática, Ford explicou que os “Tauron Strikes” serão usados para causar grande dano e obter bônus, operando com tempos de recarga. Ela ressaltou ser uma mecânica de “ultimate” inédita em Warframe. Embora o jogo já tenha tido habilidades que prendiam o jogador em animações longas, estas foram removidas no passado (como no Bladestorm de Ash), pois Warframe se tornou rápido demais. Após debates, a duração ideal para as novas animações foi definida em cerca de seis segundos, um meio-termo entre a demonstração de 16 segundos na Tennocon e os três segundos considerados curtos demais. Cada habilidade aprimorará um atributo da escola de foco via árvore de habilidades.

Ford prevê que as habilidades se encaixarão bem na “guerra de 12 minutos”, um novo modo de jogo. No gameplay regular, os “Tauron Strikes” oferecerão uma opção letal com cooldowns específicos, funcionando como uma expressão do jogador. A diretora acredita que isso poderá tornar o jogo mais acessível, visto que poucos elementos, além dos Necramechs, possuem restrições de uso similares.

Em um momento descontraído da entrevista, Ford foi questionada sobre o balanceamento para o Conclave (o modo PvP de Warframe). Ela afirmou que as habilidades “não são” balanceadas para esse modo, manifestando incerteza sobre a possibilidade de usar Operadores no Conclave. A diretora explicou que as “ultimates” impactarão o design futuro de Warframe da mesma forma que qualquer crescimento vertical de poder: a equipe está ciente e as considera, gerenciando seu efeito com tempos de recarga mais significativos que o habitual. Ford descreveu os “Tauron Strikes” como “um movimento de dança […] com um grande número no final”, permitindo medições e ajustes sistêmicos.

A respeito da importância da narrativa na obtenção dessas armas, Ford a descreveu como uma escolha criativa inspirada no mito de Excalibur. Warframe, ela notou, carecia de armas lendárias nomeadas, ao contrário de títulos como Paracesis ou as variantes Broken War/War. Para Ford, o design dos “Tauron Strikes” atingiu um nível inédito de armas lendárias, com total compromisso com o lore. Essa abordagem fomenta o apego e abre portas para futuras criações, como um “antigo livro”, expandindo uma nova “escola de coisas”. O que torna uma arma lendária, para Ford, é a “cerimônia”, citando sua visita à Inglaterra e as joias da coroa, e traçando paralelos com Final Fantasy VII e as espadas icônicas de Sephiroth e Cloud. Ela vê essa abordagem como uma “mina de diamantes intocada” para Warframe.

A atualização “The Old Peace” de Warframe, introduzindo os “Tauron Strikes” e diversas outras novidades, tem lançamento previsto para 10 de dezembro. O jogo está disponível para PC, Xbox, PlayStation, Nintendo Switch e dispositivos móveis. Além disso, uma versão para o Switch 2 está agendada para o próximo ano, após a Digital Extremes ter enfrentado desafios para obter kits de desenvolvimento para o novo hardware no início deste ano.

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