A renomada desenvolvedora de jogos PlayStation, Naughty Dog, conhecida por criar títulos aclamados pela crítica e populares entre os jogadores da plataforma, foi fundada em 1984 e ganhou destaque principalmente por suas séries de jogos exclusivos para os consoles da Sony, como “Crash Bandicoot”, “Jak and Daxter” e “Uncharted”. No entanto, o lançamento da franquia “The Last of Us” fez com que o estúdio alcançasse um novo patamar.
O jogo de ação e aventura pós-apocalíptico recebeu elogios por sua narrativa, personagens e jogabilidade. Foi um sucesso comercial e crítico, ganhando vários prêmios e se tornando um marco na indústria dos games. Recentemente estreou na TV como série live-action da HBO protagonizada por Pedro Pascal e Bella Ramsey, também Sucesso comercial e crítica.
Em dezembro do ano passado a Naughty Dog cancelou seu jogo multiplayer de The Last of Us que estava em desenvolvimento para focar seus esforços em experiências single players, dizendo que foi uma decisão difícil, que um jogo de serviço ao vivo exigiria suporte durante anos e colocar todos os recursos de estúdio para apoiar o conteúdo pós-lançamento nos próximos anos, impactaria severamente o desenvolvimento de seus games para um jogador. “Portanto, tínhamos dois caminhos pela frente: tornar-nos um estúdio de jogos exclusivamente ao vivo ou continuar a focar em jogos narrativos para um jogador que definiram a herança da Naughty Dog”, disseram em comunicado.
A desenvolvedora também disse estar imensamente orgulhosa de todos no estúdio que estiveram nesse projeto, que “os aprendizados e investimentos em tecnologia deste jogo serão levados em consideração”, na forma como desenvolvem seus outros projetos e serão inestimáveis na direção que estão tomando como estúdio, acrescentando que há mais de um novo jogo single player ambicioso em que estão trabalhando. “Mal podemos esperar para compartilhar mais sobre o que vem a seguir quando estivermos prontos. Até então, estamos extremamente gratos à nossa comunidade pelo seu apoio ao longo dos anos,” finalizaram a nota.
Novo jogo tem desenvolvimento confirmado por membros da Naughty Dog
Embora não soubéssemos de fato em que o estúdio estaria trabalhando, se era em The Last of Us 3, Uncharted 5 ou mesmo uma nova IP, agora podemos dar como certo que pelo menos um dos projetos trata-se de um título inédito.
A informação foi listada nos currículos online de dois artistas da desenvolvedora.
Colin Lorimer, que geralmente faz os storyboards de The Last of Us, tendo trabalhado também para a série da HBO baseada no game, diz em seu perfil no LinkeIn que “está atualmente ajudando a desenvolver a IP (propriedade intelectual) mais recente” da Naughty Dog, enquanto Giovanni Araiza, Artista Técnico Associado de Adereços, lista que os projetos que estaria trabalhando seria o jogo multiplayer (cancelado) e uma “Nova IP”.
Na última sexta-feira, o estúdio lançou The Last of Us Part II: Remastered para PS5, com novos conteúdos e melhorias técnicas.