Muitos videogames têm histórias ricas e mundos fictícios que se assemelham àqueles originalmente criados para cinema e televisão, mas as adaptações deles para esta indústria sempre representam um desafio, pois precisam traduzir uma experiência interativa para um meio passivo. Muitas vezes, enredos complexos precisam ser condensados ou personagens simplificados. Além disso, os criadores precisam decidir se a adaptação será fiel ao material original ou tomará liberdades criativas, onde os fãs ávidos dos jogos originais podem reagir negativamente às mudanças significativas.
O maior sucesso do último ano foi a série de TV da HBO, baseado no jogo homônimo da PlayStation, The Last of Us, que bateu recordes de audiência, ganhou diversos prêmios e foi aclamada justamente por ser fiel ao material original, influenciando positivamente outras adaptações.
Em entrevista ao The Hollywood Reporter, o showrunner da série de Fallout do Prime Video, Jonathan Nolan, revelou que o live-action de The Last of Us estrelado por Pedro Pascal e Bella Ramsey, lhe deu confiança para adaptar o jogo da Bethesda. Ele não tinha grandes esperanças, quando se tratava de projetos de qualidade de videogame exportados para tela.
“Quando alguém faz algo tão bom como The Last of Us, fica mais fácil, porque de repente todos entendem o que é possível.”, disse, sobre aos pensamentos de que por muito tempo não havia uma boa adaptação dramática de um videogame, em um nível tão alto.
Fallout é uma série de jogos eletrônicos de RPG em um cenário pós-apocalíptico. O primeiro jogo foi lançado em 1997 e se passa em um futuro alternativo depois de uma guerra nuclear em 2077 que devastou grande parte da Terra. O jogador controla um sobrevivente que sai de um abrigo subterrâneo conhecido como “vault” para explorar o mundo exterior cheio de perigo. A IP é conhecida por seu humor irônico, ambientação retrô-futurista inspirada nos anos 1950, e pelo sistema de jogo não-linear que permite ao jogador fazer escolhas morais e completar missões de várias maneiras. Cada jogo se passa em uma região diferente dos Estados Unidos, como Washington DC ou Las Vegas, repleta de criaturas mutantes, robôs, facções em guerra e tecnologia retrô avançada. Com uma jogabilidade envolvente, narrativa forte e um mundo extremamente imersivo para explorar, a série de jogos conquistou legiões de fãs ao redor do mundo e se estabeleceu como uma das franquias de RPG de mundo aberto mais populares e influentes.
Quanto a série de TV do Prime Video, ela estreia na próxima sexta-feira, 12 de abril.
Dos criadores de Westworld HBO, Jonathon Nolan e Lisa Joy, adaptação tem no elenco nomes como Walton Goggins, Kyle MacLachlan, Ella Purnell e Aaron Clifton Moten.