Os fãs de The Last of Us e God of War têm sentido um misto de ansiedade e expectativa em relação ao futuro de suas amadas franquias. Ambas conquistaram uma base de seguidores apaixonados, que anseiam por novas sequências e conteúdos para consoles PlayStation. No entanto, tanto a Naughty Dog quanto a Santa Monica Studio, decidiram priorizar o desenvolvimento de novas propriedades intelectuais (IP), o que significa que a espera por novos capítulos dessas histórias pode ser mais longa do que os jogadores gostariam.
The Last of Us
A Naughty Dog, célebre por suas narrativas cativantes e personagens memoráveis, está em busca de novas inspirações criativas, desde o lançamento de The Last of Us Part II em 2020. O estúdio reconhece que, para se manter relevante e inovador na rápida evolução da indústria de jogos, é necessário explorar novas experiências. O foco em novas IPs não apenas lhes permitirá experimentar novas formas de contar histórias e mecânicas de jogo, mas também representa uma oportunidade de crescimento e diversificação, possibilitando que eles ofereçam aos jogadores algo original.
Chefe do estúdio e de criação, além de escritor e diretor, Neil Druckmann revelou no documentário Grounded II Making The Last of Us Part II, que já tinha o conceito do terceiro jogo. “Eu nunca considero isso garantido. Tenho pensado: ‘Existe algum conceito aí?’ E há anos não consigo encontrar esse conceito. Mas recentemente isso mudou.”, disse. “Eu não tenho uma história, mas tenho esse conceito, isso, para mim, é tão emocionante quanto eu, é algo próprio, mas tem essa linha direta para todos os 3. Então parece que… provavelmente há mais um capítulo nesta história.”
Mas em maio desse ano, Druckmann sugeriu que, embora a Naughty Dog esteja atualmente trabalhando em vários projetos, o próximo título a ser lançado pela desenvolvedora deve ser uma nova IP. “Estou ansioso para ver como o mundo reage a isso. Por causa de The Last of Us e o sucesso do programa, pessoas fora dos jogos estão olhando para nós para ver o que lançaremos a seguir.” Em junho, em uma entrevista publicada pelo Los Angeles Time, ele enfatizou: “Eu prometo a vocês, não seremos o estúdio de The Last of Us para sempre.”
- Sony pede desculpas a Neil Druckmann por “distorcer” suas palavras em entrevista
- Naughty Dog diz: “Não seremos o estúdio de The Last of Us para sempre”
God of War
Por sua vez, a Santa Monica Studio, que se destacou com o impacto emocional e a jogabilidade da série God of War, também está seguindo essa trilha de inovação. Enquanto a continuação da jornada de Kratos e Atreus é muito aguardada desde God of War Ragnarök (2022), a decisão de explorar novas narrativas pode resultar em um enriquecimento do portfólio do estúdio. Esta abordagem pode levar a novas histórias e mundos que complementam, ou até mesmo expandem, sua base de fãs, permitindo que eles experimentem uma diversidade de jogos que reflitam diferentes temas e estilos.
No início desta semana, um post de um desenvolvedor do estúdio mencionou seu envolvimento em projeto misterioso. O profissional, descreveu sua alegria em liderar a equipe responsável pelo desenvolvimento dos personagens do novo projeto do estúdio, que representa a primeira nova IP da Santa Monica após 20 anos focada na saga God of War.
Embora a expectativa por novos lançamentos dessas franquias possa gerar certa frustração entre os fãs, é essencial reconhecer que a qualidade nunca deve ser sacrificada em prol da rapidez. Ao priorizar novos projetos, a Naughty Dog e a Santa Monica Studio estão investindo no futuro de suas criações e na experiência do jogador. O resultado pode ser uma nova geração de jogos que não só superem as expectativas, mas que também estabeleçam novos padrões de excelência na indústria, oferecendo histórias e experiências ainda mais enriquecedoras. A espera pode ser longa, durar anos, mas certamente valerá a pena.