As polêmicas em torno do The Game Awards de 2024 estão fervilhando. Apesar de alguns anúncios promissores de jogos como “Mafia: The Old Country” e “The Witcher 4”, a sombra da frustração paira sobre a premiação. Feng Ji, CEO da Game Science, estúdio por trás do aclamado “Black Myth: Wukong”, candidato ao Game of the Year, expressou sua decepção em um post nas redes sociais chinesas.
“Black Myth: Wukong”, apesar de não ter conquistado o prêmio principal, levou para casa dois prêmios importantes: Players’ Choice e Best Action Game. No entanto, Feng Ji parece ter sentido que a vitória estava ao alcance da equipe e expressou sua amargura em relação à escolha final. Ele alegou um mal-entendido sobre os critérios para o prêmio Game of the Year, usando a frase “Vim aqui para nada” em seu post.
Em seu longo comunicado na rede social chinesa Weibo, Feng Ji destacou o enorme esforço dedicado ao desenvolvimento do jogo e o objetivo da equipe de criar uma experiência que fosse acessível a um público mais amplo. Ele mencionou a necessidade de trazer a beleza, a verdade e o bem para aqueles que se sentem marginalizados pelo mundo dos jogos AAA. Feng Ji também revelou que já havia preparado um discurso para a cerimônia há dois anos, demonstrando o quanto a equipe valorizava a oportunidade de estar presente e receber o reconhecimento.
“Ainda há muitas pessoas neste mundo que (não têm) a chance de jogar os chamados jogos (AAA),” disse. “Muitas pessoas que nunca usaram consoles e computadores, muitas pessoas que se sentem confusas, (sofridas) e até mesmo desesperadas sobre o (mundo) atual, e muitas pessoas que estão sofrendo com injustiça. “Acho que, quanto mais isso acontece, mais precisamos criar jogos melhores e conteúdo que permita que mais pessoas sintam a verdade, a bondade e a beleza.”
Frustração de Feng Ji e sua equipe é compreensível, considerando especialmente o trabalho árduo e a paixão investidos em “Black Myth: Wukong”. O jogo, apesar de ter sido o menos bem avaliado na história a ser nomeado para Game of the Year, conquistou a admiração do público e da crítica. A falta de clareza sobre os critérios de avaliação da premiação contribuiu para a sensação de injustiça.
A situação levanta uma importante discussão sobre a natureza da premiação e como os jogos são avaliados. É preciso ter mais transparência e critérios mais claros para evitar a sensação de que os prêmios são baseados em fatores além do mérito do jogo. A história de “Black Myth: Wukong” nos lembra que o sucesso de um jogo vai além de prêmios e reconhecimentos, mas também se perpetua através da paixão, da criatividade e do impacto que ele causa no mundo dos jogadores.
Fonte thegamer.com »