A Sony apresentou hoje o que até então era conhecido como Project Q, agora anunciado oficialmente como PlayStation Portal para PS5. Dispositivo portátil moderno que faz uso da tecnologia já conhecida desde o PS3, de uso remoto da transmissão de um jogo. Sucede o PlayStation Portable e Vita.
O objetivo do PlayStation Portal é ser mais prático, fazendo com que você pegue-o e jogue. Pode fazer algo que outros dispositivos de reprodução remota não podem. Veja algumas perguntas e respostas sobre o novo portátil.
Quando lança e quanto custará?
Portal será lançado ainda em 2023 e custará US$ 200 (preço em real brasileiro ainda será revelado).
Precisa de um console?
Sim. Você precisa de um PS5 para poder usar o Portal e transmitir do seu videogame para a tela do portátil.
Posso usar meu smartfone?
O PlayStation portal tem sua própria tela LCD de 8 polegadas em 1080p e 60hz, além de uma conjugação com seus grips.
É um controle sem fio?
Portal parece com um controle sem fio DualSense estendido ou cortado ao meio. Oferece todos os recursos e ergonomia do DualSense, além de incluir a sensação do feedback tátil, gatilhos adaptativos, funcionamento do haptic e seu touchpad, embora em vez do pad central único, existam duas áreas de toque que aparecem na parte inferior. Esquerda e direita do display, onde você toca. É mais leve que o Nintendo Switch e o Steam Deck da Valve, segundo o IGN.
Precisa de internet para usá-lo?
Sim. Você precisa de uma conexão wi-fi. O Portal usa o recurso de jogo remoto do PS5 para transmitir jogos do seu console.
Você não precisa estar na mesma sala, ou até mesmo na mesma rede local do seu PS5, para transmitir seus jogos. Desde que ele esteja ligado, rodando seu jogo e a conexão wi-fi da sua casa esteja online e seja forte o suficiente.
Quais os tipos de conexões?
Há uma porta USB C para carregar, uma entrada para um conector de 3,5 milímetros para fones de ouvido com fio e um pequeno par de grades de alto-falante, se você não quiser usar fones de ouvido. Suporta wi-fi e PlayStation Link. Funcionará com os novos fones de ouvido Pulse Explore e o headset Elite, com essa tecnologia própria da Sony, que estará disponível para fabricantes de fones de ouvido de terceiros no futuro.
Não há bluetooth.
E essa tela, é HD?
A tela LCD de 8 polegadas consegue traduzir a qualidade visual do PlayStation em formato portátil. Segundo o hands-on do IGN, as cores são brilhantes e vibrantes, embora a Sony não tenha fornecido detalhes sobre gama de cores, ou especificações de HDR.
O painel LCD e a resolução 1080p e 60 hertz oferece uma boa densidade de pixels e no que diz respeito aos dispositivos portáteis, a tela de 8 polegadas parece expansiva.
Você verá tudo conforme exibido na tela da TV, na tela do PlayStation Portal. Menu, configurações, jogos, apps e etc.
Tem atraso?
Todos os dispositivos de streaming de jogos sempre têm latência. Um pequeno atraso entre o momento em que você aperta um botão e a ação no jogo. O hands-on do IGN diz que não há, o que significa que é imperceptível.
Quanto dura a bateria?
De acordo com o IGN, a duração da bateria é grande ponto de interrogação. O tamanho da bateria do PlayStation Portal ainda não foi finalizado. Então a Sony não estava disposta a fazer estimativas. O DualSense padrão é conhecido por sua vida útil fugaz entre cargas, mas não tem tela para alimentar. É importante compará-la no futuro com o Nintendo Switch e Steam Deck da Valve.
Para quem é o PlayStation Portal?
Para os momentos em que alguém não pode usar a TV, divide com filhos pequenos, ou familiares em casa, poderá alternar, ou você esteja distante do PS5, nestes e outros cenários é uma boa alternativa e um dispositivo útil.